PUBLICIDADE

Climatempo

O que esperar do tempo em maio em São Paulo?

Saiba quando a capital paulista vai sentir o primeiro friozinho do outono

1 mai 2019 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

Abril foi o primeiro mês do outono de 2019, mas que teve características de verão na região da cidade de São Paulo. A atmosfera quente e úmida ainda predominou e o abafamento e as pancadas de chuva de verão continuaram a ser sentidas na capital paulista.

A pergunta agora é: o que esperar de maio e quando São Paulo vai sentir o primeiro intenso do outono?

O que esperar do tempo em maio em São Paulo?

Durante o mês de maio de 2019, São Paulo vai sentir a passagem de pelo menos 4 frentes frias. Mas isto não significa que o mês será frio e que finalmente os ares de outono vão dominar a cidade.

Estas frentes frias vão deixar a cidade nublada e com chuva por poucos dias. O risco de temporais como os de abril já será menor, mas a ocorrência de algumas pancadas fortes não podem ser completamente descartadas, principalmente na primeira quinzena do mês.

A tendência é de que o mês termine com chuva dentro a ligeiramente acima da média. Maio já é um mês de pouca chuva na capital paulista. A média climatológica é de 78,1 mm (INMET 1981-2010)

A primeira frente fria passa pela costa paulista entre os dias 5 e 6 de maio, mas será um sistema fraco e que não vai causar queda da temperatura acentuada. A função desta frente fria será de ajudar a aumentar as condições para chuva.

Assim, a primeira semana de maio será quente em São Paulo e em todas as regiões paulistas. Por causa basicamente do calor e da passagem desta frente fria pela costa paulista, as pancadas de chuva com raios ainda vão ocorrer entre a tarde e a noite quase todos os dias.

Foto: Climatempo

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

Quando vai esfriar?

Não há expectativa de frio intenso para o mês de maio. Na média, o mês deve terminar com temperatura dentro a acima da média histórica. As massas polares que virão com as frentes frias tendem a se deslocar de forma oceânica e com isso, o seu poder de frio será menor.

A região da cidade de São Paulo terá alguns dias frios, para usar roupas quentinhas, mas nada de casacões por enquanto. O frio não se sustenta por muitos dias consecutivos.

A segunda frente fria de maio deve influenciar São Paulo no fim da segunda semana do mês e poderá deixar a cidade fria no fim de semana do Dia das Mães. Ainda não será um frio para casacos pesados, mas o suficiente para usar alguma roupa com jeito de outono e deixar de lado as roupas frescas de verão. Se a previsão se confirmar, este será o primeiro friozinho do outono de 2019 em São Paulo.

De forma geral, o paulistano vai passar o mês de maio com temperaturas agradáveis, com um leve friozinho à noite e no começo das manhãs, mas as tardes continuam relativamente quentes.

A chance de São Paulo alcançar o dígito de 10°C durante o mês não é descartada, mas a maior chance de ocorrer este frio intenso é no fim do maio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade