PUBLICIDADE

Climatempo

O que esperar do clima em junho de 2020?

Mês começa com duas frentes frias. Saiba a expectativa sobre as massas polares do início de junho

30 mai 2020 - 02h05
Compartilhar
Exibir comentários

Falta menos de um mês para terminar o outono e entraremos no inverno. A nova estação começa às 18h44 de 20 de junho e vai até às 10h31 de 22 de setembro, pelo horário de Brasília. 

 

O Brasil experimentou duas fortes frentes frias durante o mês de maio, que deram muita chuva para o Sul do Brasil e espalharam o frio pelo país. As massas polares que vieram com estas frentes frias foram amplas e fortes. 

 

O frio foi abrangente sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste chegando a Rondônia, ao Acre e ao sul do Amazonas

 

Em 15 de maio, o Epagri-Ciram registrou -4,6°C em Urupema e em Bom Jardim da Serra, as  duas cidades localizadas na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Esta foi a menor temperatura no Brasil em 2020, até o momento, considerando medições feitas pelo Epagri-Ciram e pelo Instituto Nacional de Meteorologia.  

 

Podcast Clima entre nós: Frio, ar seco e covid-19

Embora fortes, estas duas frentes frias passaram sobre o Sudeste e o Centro-Oeste com pouca chuva, embora muita nebulosidade tenha se formada. A cidade de São Paulo acumulou aproximadamente 11 mm de chuva em 29 dias, tendo um dos meses de maio mais secos desde os anos 1960.

 

A chuva de maio foi volumosa e frequente sobre o Norte e o Nordeste do Brasil. Vale destacar os diversos eventos de chuva forte em capitais nordestinas O mês fecha com chuva acima média em Salvador, Natal, Fortaleza e João Pessoa. 

 

Até a manhã do dia 29 de maio, Natal acumulava aproximadamente 411 mm de chuva e em João Pessoa havia chovido quase 515 mm. Estes era dois maiores volumes de chuva sobre capitais em maio.

 

Foto: Climatempo

Foto de Helena Mangini, Campos do Jordão (SP)

O que esperar do clima em junho de 2020?

 

A previsão é de 5 frentes frias avançando pelo país no mês de junho, quase todas na primeira metade do mês. Na avaliação do meteorologista Filipe Pungirum, da equipe de previsão de clima da Climatempo " as massas de ar polar voltam a avançar com força sobre o país e continuaremos com episódios de frio intenso  de geada".

Em relação à chuva na Região Sul, que vem tendo um quadro de seca desde o verão, uma boa notícia: a previsão é de chuva volumosa nas principais bacias hidrográficas da Região Sul, com inclusive valores acima da média histórica. 

De acordo do Pungirum, de forma geral, a Região Sudeste, terá chuva entre a média e ligeiramente acima da média durante o mês de junho, com massas de ar frio encontrando ambiente próspero para avançar sobre a Região.

Na Região Nordeste, alguns episódios de DOLs (Distúrbios Ondulatórios de Leste) vão causar chuva na faixa leste da Região. 

"Na faixa norte da Região Norte, a chuva diminui bastante porque a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) estará se afastando do Brasil", prevê Filipe Pungirum..

Para o Centro-Oeste, há expectativa de incursão de massas de ar polar com as frentes frias. Há risco de geada nos pontos mais frios de Mato Grosso do Sul.

Confira como será o impacto no país das primeiras frentes frias de junho de 2020? Confira a análise da meteorologista Josélia Pegorim.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade