PUBLICIDADE

Climatempo

O derretimento da Finlândia congelada

Temporada do inverno de 2020 foi excepcional para os padrões finlandeses.

14 jul 2020 - 10h57
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Localizado dentro do Círculo Polar Ártico, o norte da Finlândia tem tido nos últimos tempos alguns dos invernos mais severos e com neve do mundo, o que inclui o inverno deste ano, que foi excepcional para os padrões finlandeses.

Foto: Climatempo

Imagem de Joshua Stevens, do Observatório da Terra da NASA , usando dados do Landsat do Pesquisa Geológica dos EUA. História de Kasha Patel.

A Lapônia, a região mais ao norte da Finlândia, teve o inverno com mais neve em 60 anos. Os meteorologistas informaram que a neve chegou em outubro e as temperaturas baixas persistentes a impediram de derreter ao longo dos meses. Em janeiro de 2020, algumas cidades registraram quase o triplo da quantidade de neve no solo do que o normal para a temporada.

No final de maio, temperaturas extraordinariamente altas começaram a derreter rapidamente o grande volume de neve e causaram inundações significativas em casas e fazendas próximas. Vários rios transbordaram, causando o fechamento de uma ponte e provocando alertas de inundações em várias cidades.

A imagem em cores naturais acima mostra a área em torno de Ivalo, na Finlândia, em 25 de maio de 2020. Enquanto algumas terras permanecem congeladas, outras porções ficaram lamacentas com a água derretida. A imagem foi adquirida pelo Imageador Terrestre Operacional (OLI) no Landsat 8. A extensão da inundação também aparece nas imagens dos satélites usando radar de abertura sintética.

Este conteúdo é uma tradução e adaptação de texto da NASA. Para acessar a publicação original, .

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade