PUBLICIDADE

Norte e Sul do BR terão chuvas mais volumosas

Calor ainda é intenso no interior da BA

7 mar 2017 - 14h51
(atualizado em 8/3/2017 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria está se deslocando em alto mar na altura da costa doe durante esta semana uma outra frente fria irá avançar sobre o mar entre o Sul e Sudeste do Brasil. Na quinta-feira (09), áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão na Argentina vão colaborar também para formar nuvens carregadas e chuva volumosa sobre as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul. É alto o risco de vendaval, granizo e tempestades onde os acumulados de chuva podem superar os 100 mm, até sexta-feira (10).

No Sudeste, essas frentes frias até trazem alguma umidade sobre o leste de , no Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e zona da mata de Minas Gerais e provocam pancadas de chuva que em alguns momentos pode ser forte. A passagem destes sistemas no decorrer desta semana ajuda a aliviar o calor intenso.

Há previsão de pancadas de chuva com risco de temporais em todo Norte do país e no Mato Grosso, mas a chuva mais volumosa se concentra no Amazonas, Pará e norte do Mato Grosso, onde os acumulados superam os 100 milímetros, até o dia 12 de março.

Foto: Climatempo

Observe que o mapa de chuva para os próximos 5 dias mostra o maior volume de chuva fica concentrado no sul do Rio Grande do Sul e no Norte do país.

No Nordeste, algumas instabilidades se formam no mar, avançam sobre a faixa leste da Região e provocam chuva passageira, ainda assim, o sol predomina. No Maranhão, a umidade vinda da região Norte facilita a formação de algumas nuvens carregadas e provocam pancadas de chuva que por vezes podem ser fortes.

Nas demais áreas do Centro-Oeste, no interior de São Paulo, áreas de agreste e sertão o ar quente e úmido ajuda a formar nuvens e ocorrem pancadas de chuva típicas de verão. Pelo interior da Bahia e o norte de Minas Gerais, o ar seco e quente ainda predomina com força. A semana continua com tempo aberto, o sol aparece forte e a temperatura fica alta.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade