PUBLICIDADE

Climatempo

Nordeste tem mais chuva com ZCIT

Veja quais as áreas com risco de temporal nesta quarta-feira

17 mar 2020 - 17h44
(atualizado em 18/3/2020 às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo quente e úmido predomina sobre a maioria das áreas do Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia a costa norte da Região e áreas de instabilidade que atuam entre Salvador e Aracaju vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre os dois estados. 

Nesta quarta-feira (18), apenas na região do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina o dia vai ser com sol e tempo firme. No litoral sul da Bahia, no leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte, incluindo João Pessoa e Natal, chove de forma passageira. 

Alerta para temporais

O tempo fica instável nesta quarta-feira entre o litoral de Sergipe e Salvador. A chuva será frequente no decorrer de todo o dia e devem ocorrer poucas ou quase nenhuma abertura de sol nas capitais Aracaju e Salvador. Há risco de temporais.

No Maranhão e no Piauí, apesar do sol e do calor, a influência da ZCIT favorece o crescimento de nuvens pesadas de chuva e não dá para descartar o risco também de temporais.

No norte da Bahia, interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Ceará, quase todo o estado de Pernambuco e Maceió, o sol brilha forte e faz bastante calor. O forte aquecimento e a umidade elevada vão facilitar o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva. O risco para temporal em todas estas áreas e principalmente na região de Paulo Afonso (BA).  

O Ceará,  a capital Recife (PE) e o centro-oeste da Bahia, ficam em atenção para chuvas de moderada a forte intensidade, mas que deve ser localizada e pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.

Foto: Climatempo

Foto de Jamile César, Salvador (BA)

Tendência para os próximos dias

As áreas de instabilidade vão continuar ativas no Nordeste nos próximos dias e devem se intensificar principalmente sobre o Maranhão, Piauí e a Bahia. 

Na quinta-feira, 19 de março, o centro sul do Maranhão e do Piauí, o centro-norte da Bahia, o oeste de Pernambuco, Sergipe e Alagoas tem predomínio de céu nublado, chuva a qualquer hora e poucas aberturas de sol. Na região de Salvador, a quinta-feira começa chuvosa, mas a partir da tarde a instabilidade começa a perder força e ocorrem períodos de melhoria. 

O outono de 2020 vai começar oficialmente no dia 20 de março, à 00h50, pelo horário de Brasília. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade