PUBLICIDADE

Climatempo

Nordeste tem chuva forte nos próximos dias

Atenção para o aumento da chuva em Salvador, Teresina, Maceió e Recife

15 abr 2021 - 07h14
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Florânia (RN), por Helio Ferreira da Silva

#fotografeotempo e compartilhe com a Climatempo como está o tempo na sua cidade! Envie sua foto

Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia, mas com a passagem deste sistema, os ventos marítimos ganharam força na costa leste do Nordeste fazendo com que mais umidade se espalhe pela região. A chuva volumosa sobre o litoral e o interior de Alagoas e no interior de Pernambuco chamava a atenção na noite desta quarta-feira. 

Medições do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - , em 6 horas, entre 18h30 do dia 14 e 00h30 do dia 15, choveu 74,0 mm em Maceió/Antares, 73,8 mm em Matriz de Camaragibe/Hospital Municipal, 66,8 mm m Satuba, 64,7 m em São Luis do Quitunde, 62,1 mm em Paulo Jacinto. Em Pernambuco, 61,2 mm em Palmeirinha. 

 A quinta-feira é de alerta para risco de chuva forte em muitas áreas do Nordeste, inclusive em várias capitais. Veja alerta especial!

Salvador e Recife

As próximas 48 horas são de atenção para o aumento da chuva na região de Salvador. A capital baiana sofreu com chuva volumosa na semana passada. Vários bairros ficaram alagados, com mais de 100 mm acumulados em 24 horas.

Após a passagem desta frente fria, áreas de instabilidade ganham força no litoral da Bahia e a chuva volta a ocorrer com moderada e persistente também na região de Salvador.

Em Recife, a chuva caiu com muita força no fim de semana passado causando grandes transtornos. Apenas em 24 horas, entre os dias 10 e 11 de abril, choveu quase 136 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o total de chuva acumulado em Recife de 1 de abril até 9h do dia 14 foi de 343,0 mm, o que supera a média histórica para o mês que é de 290 mm.

Muita chuva sobre o Nordeste

Além do litoral da Bahia, os próximos dias serão com tempo bastante instável por quase todo o Nordeste. A previsão é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas. Pelo interior do Nordeste, várias dessas pancadas podem ocorrer com raios e eventualmente com ventos fortes. Há risco de chuva moderada a forte nesta quinta e também na sexta-feira nas capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió.

Até o próximo sábado, 17 de Abril, o tempo fica seco, sem condições para chuva, apenas no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco. Na região de Vitória da Conquista ainda pode chover nesta quarta-feira, mas na sexta-feira e no fim de semana o tempo deve ficar seco.

Algumas pancadas de chuva são esperadas para o oeste norte da Bahia durante o domingo.

Imagens da chuva

O Nordeste do Brasil foi um dos locais onde mais choveu nos últimos dias. Fortes pancadas de chuva provocadas por grandes nuvens foram observadas em vários estados. Em alguns locais, a chuva causou estragos, mas em outras molhou a terra com fartura e trouxe até o arco-íris. Confira!

Madre de Deus (BA) - 9/4/2021

Brejo Santo (CE) - 12/4/2021

Serra Talhada (PE) - 14/4/2021

Palmeira dos Índios (AL) - 14/4/2021

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade