PUBLICIDADE

Climatempo

Muito calor no Espírito Santo e Minas Gerais

Estiagem em Belo Horizonte está perto de completar 3 meses

2 set 2019 - 13h08
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começou com muito sol e calor no Espírito Santo e e grande parte de Minas Gerais. Algumas mudanças no tempo serão observadas com o aumento das áreas de instabilidades sobre o leste de Minas Gerais e o retorno da chuva ao Espírito Santo.

Estiagem em Belo Horizonte

A capital mineira vive meses de estiagem. Dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia mostram que não chove em Belo Horizonte a aproximadamente 90 dias. A última chuva significativa ocorreu no dia 04 de junho quando foram acumulados 11, 3 milímetros de chuva.       

Antes da chuva muito calor

A terça-feira (03) será marcada por muito sol e calor no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, só há condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde em áreas do sul e da zona da mata mineira. Em Belo Horizonte, a chance de chuva é muito pequena. 

Pelo menos até quarta-feira, todo o Espírito Santo e quase todo o estado de Minas Gerias seguem com o predomínio do ar seco, tempo firme e muito calor no período da tarde. No oeste de Minas, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%.   

Foto: Climatempo
Foto: Roberta Silva - Belo Horizonte - MG

Frente fria  

A passagem de uma outra frente fria na quinta-feira ao largo do litoral do Sudeste vai ajudar a espalhar nuvens carregadas sobre a zona da mata e no sul capixaba. As condições de chuva aumentam também na Grande Belo Horizonte e na Grande Vitória. A chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.    

Na sexta-feira, a frente fria avança para o litoral da Bahia, mas as áreas de instabilidade continuam sobre o Espírito Santo e em parte de Minas Gerais.

Na Grande Vitória, o dia amanhece nublado, chuvoso com temperatura mais baixa por causa da grande concentração de nuvens e chuva. A partir da tarde, a chuva diminui de intensidade e ocorrem algumas aberturas de sol.

Na zona da mata mineira, o dia segue nublado com possibilidade de chuva fraca intercalando período de garoa. A umidade aumenta no leste mineiro, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha onde há condições para pancadas de chuva isoladas. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade