PUBLICIDADE

Climatempo

Muito calor e ar seco no Centro-Oeste

Cuiabá pode bater recorde de calor até o sábado. Nível de umidade no ar fica abaixo dos 20% em várias áreas da Região.

8 ago 2019 - 21h26
Compartilhar
Exibir comentários

Esta semana começou com temperatura baixa sobre a Região Centro-Oeste do país, com a passagem de uma frente fria. O ar frio já se afastou e a temperatura entrou em elevação e a umidade no ar diminuiu muito. A semana muito quente e seca no Centro-Oeste.

Nesta quinta-feira, 8, Cuiabá foi a capital mais quente do país, com temperatura máxima em torno dos 37°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Junto com Palmas, Campo Grande foi a capital mais seca, com umidade relativa do ar às 15 horas (Brasília) em 22%.

Sexta quente e seca

Uma massa de ar seco influencia o tempo em todo o Centro-Oeste. A previsão para esta sexta, 9 de agosto, é de muito sol, sem condição para chuva, em todas as áreas, incluindo as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. 

Na maioria das áreas da Região, o céu fica praticamente sem nuvens. O centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul tem maior formação de nebulosidade, mas por enquanto não chove. Ventos fortes, associados a uma nova frente fria que avança sobre o a Região Sul, vão soprar sobre o sul do Mato Grosso do Sul nesta sexta. As rajadas podem chegar aos 60km/h.

Chance de recorde em Cuiabá

Cuiabá tem chance de bater recorde de calor até sábado, 10 de agosto. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a maior temperatura registrada esse ano, em Cuiabá, foi de 37,6°C, no dia 1 de fevereiro. 

Baixa umidade no ar

A umidade no ar vai ficar abaixo dos 30%, nas horas mais quentes desta sexta, em toda a Região. No centro-oeste e sul do Mato Grosso do Sul e no centro-sul e leste de Mato Grosso deve chegar a níveis abaixo dos 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a temperatura fique acima dos 60% para não prejudicar a saúde humana.

Foto: Climatempo

Foto de Sérgio Salles - Cuiabá, MT

Final de semana com mudanças no MS

No sábado, 10 de agosto, a nebulosidade vai aumentar em áreas do sul e centro-oeste do estado por causa da passagem de uma frente fria. Esta frente fria é fraca e só vai provocar ligeira queda na temperatura nestas regiões.  A temperatura não cai nas outras regiões do estado.

Na região da fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, há condição de chuva a qualquer hora, intercalada com períodos de sol. 

No domingo, 11, o sol volta forte por todo o Mato Grosso do Sul e não tem previsão de chuva. 

No Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, o final de semana será de sol forte, calor e ar seco.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade