PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva para o Espírito Santo

Acumulado dos próximos 5 dias pode chegar aos 200 milímetros em várias áreas do estado

15 mai 2019 - 17h47
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria sobre o Espírito Santo intensificou os ventos em vários níveis da atmosfera e nuvens muito carregadas se espalham pelo Espírito Santo.

Nesta quinta-feira, o dia será chuvoso na maioria das áreas capixabas. Há risco de chuva forte e o alerta é para temporais. Os ventos sopram moderado na costa e o mar fica agitado.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, entre a quinta-feira (16) e o domingo (19), há bastante chuva prevista para o Espírito Santo. São volumes de chuva muito acima do normal para essa época do ano. A previsão é de que Vitória acumule  chuva entre 100 e 200 milímetros até o dia 19 de maio.

O mapa abaixo mostra o volume de chuva estimado para a Região Sudeste nos próximos 5 dias. Observe o estado do Espírito Santo. A legenda mostra volumes extremamente altos par ao estado capixaba.

Foto: Climatempo

Acumulados extremamente altos 

Alguns municípios do sul do estado podem acumular valores próximos a 200 milímetros de chuva em 5 dias. São quantidades de chuva bastante levadas o que pode causar transtorno para a população. O perigo para enchentes e alagamentos é alto. Por isso, é necessário ter atenção aos avisos da Defesa Civil.

Com a quantidade de chuva prevista para vários dias o solo fica encharcado. A população do Espírito Santo deve ficar atenta a toda e qualquer movimentação de terra, ao nível de córregos e rios próximos. O risco de deslizamento de encostas é alto.

Possibilidade de um novo recorde de temperatura  

O ar frio se espalha fazendo a temperatura baixar mais até o fim da semana no Espírito Santo. A madrugada de sexta-feira poderá igualar o último recorde de temperatura mínima de Vitória que foi de 18,9°C no dia 12/05, de acordo com o Inmet -Instituto Nacional de Meteorologia. 

Além da possibilidade de bater o recorde de madrugada mais fria do ano, Vitória também pode bater o recorde de tarde mais fria de 2019, até agora. O recorde atual de menor temperatura máxima é de 26,4°C no dia 22 de março. 

Foto: Climatempo
Foto de Jean Pierre Mésidor - Vitória, ES
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade