PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva no Sul do Brasil nesta terça

Risco de temporais em todo o PR, SC e em parte do RS. Alerta para mais ventania.

4 nov 2019 - 20h20
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes áreas de instabilidade se espalharam sobre o Rio Grande do Sul  na segunda-feira, 4 de novembro. A chuva voltou a cair forte e volumosa e em 12 horas choveu mais de 50 mm em diferentes regiões do estado. 

Confira alguns volumes elevados de chuva registrados pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 6 horas e 18 horas de 4/11/2019

São Vicente do Sul: 77,4 mm

Serafina Correa: 59,0 mm

Soledade: 54,8 mm

Quaraí: 54,4 mm

Uruguaiana: 54,0 mm

São Luiz Gonzaga: 53,6 mm

Vacaria: 51,8 mm

Terça-feira com alerta para temporais

Vários fatores meteorológicos vão contribuir para a formação de chuva no Sul do País nesta terça-feira, 5 de novembro, dentre eles: um sistema de baixa pressão atmosférica que está sobre a Argentina e o Paraguai,  um cavado atmosférico e a uma frente fria que se desloca sobre alto mar, na altura da costa do Rio Grande do Sul. Áreas dos três estados da Região têm risco de temporais.

A Campanha e todo o sul do Rio Grande do Sul, vai ter um dia de sol entre muitas nuvens e sem chuva. Apenas o litoral no extremo sul do estado ainda pode ter garoa pela manhã.

Para as outras regiões gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre ,  é de chuva a qualquer hora durante a madrugada e pela manhã, mas ao longo da tarde a chuva diminui e sol deve aparecer entre muitas nuvens.

Áreas com possibilidade de chuva ao longo de todo o dia

As áreas de instabilidade que se espalham sobre a Região Sul vão provocar chuva volumosa em algumas regiões. Para o noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, a previsão é de um dia nublado e muito chuvoso. Grandes volumes de água devem ser acumulados até o fim do dia.

Nas demais áreas de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, e do Paraná,  incluindo Curitiba, o tempo também fica muito instável , com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Há risco de chuva forte e de rajadas de vento fortes.

Áreas em estado de alerta e atenção

A região de Porto Alegre, Santa Maria e São Luís Gonzaga estão em atenção, com risco de chuva isolada com moderada a forte intensidade, raios e rajadas de vento.

O norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e do Paraná estão em alerta com risco de temporais, com rajadas de vento de até 100 km/h. 

Foto: Climatempo

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

Quarta-feira com mais chuva em SC e no PR

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, a chuva vai diminuir no Rio Grande do Sul.  Para o centro, sul e o leste do estado tem previsão de sol forte. Só o litoral norte gaúcho terá muitas nuvens, mas com períodos de sol.

A previsão para o norte gaúcho, o sul e oeste catarinense e o noroeste paranaense é de sol pela manhã com pancadas de chuva a partir da tarde. Na região do Paraná a chuva será forte e volumosa. Nas outras áreas do Sul há previsão de chuva a qualquer momento, intercalada com períodos de muita nebulosidade e poucas aberturas de sol. No litoral do Paraná a quarta deve ser chuvosa. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade