PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva no Sudeste

Passagem de frente fria forma as nuvens que provocam pancadas de chuva fortes, principalmente durante as tardes

30 nov 2020 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria juntamente com a presença de área de baixa pressão que atua sobre o Sudeste favorece o crescimento de núcleos de nuvens carregadas que vão provocar fortes chuvas Sudeste do Brasil, no decorrer desta primeira semana de dezembro.

A passagem de uma frente fria entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (01) forma as nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva principalmente durante as tardes no sul e no leste de São Paulo, no centro-sul e no leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Instabilidades mais ativas

Na quarta (02) e quinta-feira (03), a presença de uma área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil mantém as instabilidades mais ativas sobre São Paulo. Na quinta-feira (3), com a atuação deste sistema as pancadas de chuva são intensas no centro-sul e leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde as nuvens ficam mais carregadas.

Foto: Climatempo

Abaixo os acumulados de chuva até sexta-feira, dia 4 de dezembro. Confira no mapa:

Foto: Climatempo

Fim de semana

No fim de semana a chuva diminui de volume, embora as pancadas de chuva ainda tenham forte intensidade.

A partir da segunda-feira (7), a previsão volta a indicar elevados volumes de chuva no Sudeste, com acumulados expressivos até o dia 9 de dezembro. Como indicado no mapa abaixo, os maiores acumulados de chuva são esperadas para a região central de Minas Gerais, zona da mata mineira, Vale do Rio Doce, Rio de Janeiro e para o sul do Espírito Santo.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade