PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva entre Santa Catarina e Paraná

Os volumes acumulados já passaram de 100mm em muitas áreas e mais chuva é prevista. Confira!

28 fev 2021 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Mário Ziliotto. Florianópolis/SC

Nos últimos dias, a chuva tem sido frequente entre o leste de Santa Catarina e do Paraná. A configuração de ventos na atmosfera formou nuvens carregadas, que provocaram bastante chuva desde sexta-feira (26), e o reforço da entrada de umidade pelos ventos marítimos ainda vai causar mais chuva nessas regiões até segunda-feira, 1 de março.

Santa Catarina

De acordo com o Cemaden, a chuva já acumula mais de 100mm desde sexta-feira (26) em áreas do litoral norte e Vale do Itajaí. Os maiores volumes até 13h deste domingo (28) eram de 181mm em Corupá e 160mm em Jaraguá do Sul (cidades do vale do Itajaí). Outras cidades como Brusque, Luiz Alves, Guaramirim, Garuva, Palhoça, Joinville e Itajaí tinham acumulado entre 100m e 160mm no mesmo período. Em Florianópolis o acumulado era de 96mm.

No mês de fevereiro, de forma geral, normalmente chove entre 180 e 200mm no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí. Em Indaial, por exemplo, a média é de 180mm. Com isso, é possível observar que a quantidade de chuva em um período de 48h, ficou próxima ao que costuma chover em todo o mês de fevereiro em várias regiões. Na capital Florianópolis, a média é de 201mm. 

Paraná

O litoral paranaense recebeu muita chuva nas últimas 48 horas. Entre sexta-feira (26) e 13h desde domingo (28), o Cemaden registrou 148 mm em Paranaguá, 140mm em Antonina e 122mm em Morretes. Na Grande Curitiba a chuva também foi volumosa. Em São José dos Pinhais a chuva acumulou 65mm nesse período e 54mm em Curitiba.

O acumulado de chuva em um período de 48h, também ficou próximo ao que costuma chover em todo o mês de fevereiro em áreas do Paraná. Em Paranaguá, no litoral do estado, a média de chuva para fevereiro é de 304mm. Na capital Curitiba a média é de 166mm.

Chuva não dá trégua

A intensificação dos ventos sobre o mar vai fazer com que mais umidade chegue ao leste de Santa Catarina e do Paraná até segunda-feira (01). Com isso, a chuva ainda será constante e os volumes acumulados ainda serão altos, especialmente no litoral catarinense. As projeções dos modelos meteorológicos indicam acumulados da ordem de mais 100mm, inclusive em Florianópolis.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade