PUBLICIDADE

Climatempo

Minas Gerais tem muita chuva nos próximos dias

Brumadinho também pode ter chuva forte. Calor diminui no norte de MG nesta quinta, onde a temperatura chegou a quase 40°C em alguns locais na tarde do dia 13.

13 fev 2019 - 23h14
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva voltou a cair forte na tarde e noite da quarta-feira, 14 de fevereiro, sobre a região metropolitana de Belo Horizonte, na região das cidades históricas e na Zona da Mata Mineira. Os totais de chuva em pouco mais de 6 horas superaram os  60 mm em vários locais chegando aos 100 mm em áreas de Itabira, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Brumadinho também sofreu com a chuva forte. Na região do córrego do Feijão, onde houve o rompimento da barragem de rejeito de minérios há três semanas, choveu cerca de 54 mm até 21h30, mas volta das 22 horas voltou a chover forte.

Município

Local

Chuva em 12h (mm)

9h30 a 21h30 de 13/2/19

Itabira

Senhora do Carmo

100.4

Brumadinho

Distrito Casa Branca

93.0

Nova Lima

Rodovia MG-30

84.1

Belo Horizonte

Av. Silva Lobo

69.2

Raposos

Água Limpa

85.8

Brumadinho

Rua Prefeito Maciel

60.8

Itabira

N. S. das Oliveiras

56.2

Brumadinho

Córrego Feijão

54.5

Nova Lima

Jardim Canad

79.2

Boa Esperança

Jardim Alvorada

51.8

Tempo instável nos próximos dias

O tempo vai permanecer bastante instável nos próximos dias sobre a região de Minas Gerais. A Grande Belo Horizonte e todas as regiões mineiras ficam sujeitas a pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. O risco de chuva é elevado até o domingo e até lá podem ocorrer vários eventos de chuva forte.

Foto: Climatempo

Foto de Lucas Soares Correa, Sete Lagoas (MG)

Calor diminui no norte de MG e na BA nesta quinta

Cidades do Noroeste de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha e da Bahia foram as mais quentes do Brasil na quarta-feira, 13 de fevereiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 40°C  em algumas localidades, em um dia com sol forte e poucas nuvens.

A influência de um VCAN - vórtice ciclônico em altos níveis - deixou estas regiões com tempo seco. A aproximação de uma frente fria intensificou o vento quente da direção norte, que ajudou a aquecer ainda mais o ar.

Confira as maiores temperaturas registradas até 21 horas pela medição automática do INMET.

Itaobim (MG): 39,6°C

Itapetininga (BA): 39,6°C

Brumado (BA): 39,0°C

Almenara (MG): 38,9°C

Lençóis (BA): 38,8°C

Pão de Açúcar (AL): 38,6°C

Montalvânia (MG): 38,3°C

Barra (BA): 38,3°C

Pancadas de chuva

Nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, a presença da frente fria entre Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo associada ao ar muito quente provoca grande aumento da nebulosidade e pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. As temperaturas baixam, mas a sensação de calor e de abafamento ainda vai predominar. Há risco de raios e algumas pancadas podem ser fortes e com ventos fortes.

As pancadas de chuva voltam a partir da tarde da sexta-feira, 15. No fim de semana, as áreas de instabilidade se fortalecem e o risco de temporais aumenta no norte e leste de Minas Gerais, na divisa da Bahia com Minas Gerais e no Espírito Santo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade