PUBLICIDADE

Climatempo

MG ainda pode ter chuva forte esta semana.

Tarde da segunda-feira, 11, foi a mais fria do ao até agora em Belo Horizonte. Semana vai terminar quente.

11 out 2021 - 23h59
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Betim (MG), por Adriana Batista

Menor temperatura máxima em Belo Horizonte este ano 

Com predomínio de tempo chuvoso desde a madrugada do domingo, 10 de outubro, a temperatura teve pouca elevação em Belo Horizonte. A máxima nesta segunda-feira, 11, foi de apenas 19,8°C, pela medição feita na estação meteorológica de Santo Agostinho, local de medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia dos dados meteorológicos na capital mineira. Esta foi a menor temperatura máxima registrada este ano em Belo Horizonte. O recorde anterior de menor temperatura máxima este ano em Belo Horizonte era de 20,2°C, em 1 de agosto. 

Chuva e temperatura em elevação

A mudança no tempo que ocorreu em todas as regiões de Minas Gerais no fim de semana foi provocada pela passagem de uma frente fria. A circulação dos  ventos nos níveis mais elevados da atmosfera ajudou a formar grandes áreas de chuva sobre o estado.

Nos próximos dias, todo o estado de Minas vai continuar tendo pancadas de chuva. Até a quarta-feira, 13, ainda pode chover forte no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. 

O feriado desta terça-feira, ainda será com chuva frequente com períodos de mormaço na Grande Belo Horizonte. Ainda pode chover forte.

A temperatura tem ligeira elevação, mas ainda fica amena. A partir da quarta-feira, a chuva diminui, os  períodos com sol aumentam e a temperatura sobe. 

As outras regiões de Minas Gerais também terão mais sol e menos chuva no fim da semana A semana termina quente em todas as regiões mineiras.

 

Atenção: nova frente fria é esperado no Sudeste no próximo fim de semana

Volumes de chuva

Uma das regiões que recebeu mais chuva foi a área entre o Vale do Rio Doce, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 60 mm a quase 140mm em 48 horas, entre 22h30 do dia 9 e 22h30 de 11 de outubro. Em Belo Horizonte, na região de Santo Agostinho, choveu 31,5 mm neste período

Confira alguns volumes 

Senhora de Oliveira: 135 mm

Muriaé: 117,8 mm

Conselheiro Lafaiete: 131,1 mm

Itabira: 109,0 mm

Mariana: 102,2 mm

Manhuaçu: 95,0mm

Jaboticatubas: 93,2 mm

São João Del Rei: 87,5 mm

Santa Luzia: 74,2 mm

Juiz de Fora: 73,3 mm

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade