PUBLICIDADE

Climatempo

Meteoro ilumina o céu nos quatro estados do Sudeste

Confira as belas imagens do fenômeno que foi registrado em 21 cidades do Sudeste. Saiba porque o outono é uma estação que favorece a observação dos astros.

24 mar 2021 - 23h02
Compartilhar
Exibir comentários

Imagem: meteoro no céu de Oliveira (MG), em 22/32021 / CLimaaovivo

Se você mora na Região Sudeste do Brasil e no começo desta semana achou que estava vendo "coisas" no céu ao amanhecer, como estranhos "raios voadores", não deixe de ler esta matéria até o fim. 

Meteoros

O ar seco que vem predominando sobre a Região Sudeste do Brasil vem dificultando a formação de grandes nuvens e consequentemente a ocorrência de descargas elétricas atmosféricas. Assim, você não viu raios e sim meteoros, popularmente chamados de "estrelas cadentes".

No fim da madrugada de 22 de março de 2021, um meteoro especial riscou o céu e iluminou o amanhecer em cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais. Por suas características especiais, este meteoro resistiu na atmosfera por um longo tempo e deu um show no céu nos estados da Região Sudeste, sendo registrado por câmeras em 21 cidades diferentes. 

A captura das imagens do passeio deste meteoro foi feita por câmeras do Climaaovivo.com.br e da BRAMON,  Rede Brasileira de Observação de Meteoros, como mostra o vídeo. Encantem-se!

Registros do meteoro no Sudeste

Confira as cidades na Região Sudeste onde foram registradas as imagens do meteoro:

Rio de Janeiro

Angra dos Reis, Itaboraí, Duque de Caxias, Armação de Búzios, Três Rios, Rio Bonito, Itaperuna,  Bom Jesus do Itabapoana

Minas Gerais

Belo Horizonte, Itajubá, Formiga, Lagoa da Prata, Oliveira, Itapecerica, Patos de Minas

São Paulo

Guarujá, Taubaté, São Paulo, Osasco, São José dos Campos 

Espírito Santo 

Bom Jesus do Norte

Outono é boa época para observar o céu na Região Sudeste

Estamos começando o outono e as noites cada vez mais secas e quase sem nuvens, especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, ficam frequentes e fazem a alegria  dos astrônomos. 

Para ver os meteoros não precisa de nenhum equipamento especial, só paciência e disposição para ficar acordado numa madrugada. 

Se você curte astronomia, não deixe de acompanhar as matérias no nosso canal de notícias sobre astronomia. Que tal observar Vênus nos próximos dias?

Previsão de pouca chuva

A redução da umidade sobre a Região Sudeste nos últimos dias vem deixando o céu com pouca nebulosidade e evitando a ocorrência de chuva sobre a maioria das áreas do Sudeste.

O ar seco continua a predominar sobre a Região Sudeste nos próximos dias. Essa situação de tempo seco favorece e facilita a observação do céu noturno. 

Até o próximo domingo há condições para algumas pancadas de chuva entre a tarde e a noite em pequenas áreas do Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na região Serrana do estado do Rio de Janeiro e também na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, e na Serra da Mantiqueira.

Na região da Grande São Paulo há possibilidade de poucas pancadas de chuva a partir da tarde nesta quinta-feira, 25, e também na sexta-feira, 26 de março, mas não deve chover no fim de semana. No extremo sul do estado de São Paulo, algumas pancadas de chuva poderão acontecer na quinta-feira e no fim de semana. 

Nas capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, o sol fica forte, faz calor e não há condições para chuva pelo menos até o próximo domingo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade