PUBLICIDADE

Melão é a fruta da safra

Para cada região, as condições climáticas podem acontecer em épocas diferentes do ano, de acordo com sua localização e altitude.

17 nov 2021 10h14
ver comentários
Publicidade

O melão está em safra e com preços atrativos aos consumidores. A Produce Marketing Association (PMA), representante da indústria de flores, frutas, legumes e verduras, promove campanha de sazonalidade com o varejo para estimular a venda da fruta da época.

Luiz Roberto Barcelos, da Agrícola Famosa, um dos maiores produtores e maior exportador de melão, confirma que a performance da produção está muito boa, assim como o consumo, já que as pessoas querem produtos saudáveis.

"Apesar do aumento de insumos e dos problemas de transporte marítimo, conseguimos mandar um bom volume para o mercado externo e o setor de frutas conseguiu fechar o primeiro bilhão de dólares em exportação. No mercado interno, o melão continua sendo uma das frutas mais consumidas pelos benefícios dos sais minerais e vitaminas", explica Barcelos, associado e conselheiro da PMA Brasil.

O melão é formado por água. É considerado um alimento pouco calórico: em 100 g há cerca de 100 kcal. É fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco, além de vitaminas A, C e do complexo B.

Época de plantio

Para cada região, as condições climáticas podem acontecer em épocas diferentes do ano, de acordo com sua localização e altitude. Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio do melão é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, durante o ano todo.

Deve-se evitar, porém, as épocas de chuvas intensas. Nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, responsáveis por mais de 70% da área plantada de melão do País, a época de plantio vai de junho a dezembro, com maior concentração nos meses de agosto a outubro. No Submédio do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o plantio do melão pode ser feito durante o ano todo, com concentração nos meses de dezembro a abril.

A ocorrência das condições climáticas excepcionais para a cultura no Nordeste brasileiro, tais como temperaturas apropriadas, insolação e luminosidade, baixa umidade relativa do ar e presença de solos férteis, favorecem o desenvolvimento de frutos com elevados teores de sólidos solúveis totais e com boa aparência.

O período mais adequado agronomicamente para o cultivo de melão é de agosto a novembro, quando se conseguem maiores produtividades, porém, neste mesmo período a comercialização do produto no mercado interno é feita mediante os menores preços.

Além dos fatores climáticos, é importante considerar a variação estacional de preços do produto no mercado. Os plantios realizados de dezembro a abril apresentam produtividade reduzida em decorrência de condições climáticas desfavoráveis (chuva e frio), entretanto, é nessa época que o melão obtém os melhores preços, registrando-se os maiores valores de março a julho.

Os varejistas de todo país podem requisitar o material promocional da campanha de sazonalidade da PMA Brasil pelo site da entidade - https://pma.agr.br/

Foto: Climatempo
Climatempo
Publicidade
Publicidade