PUBLICIDADE

Climatempo

Mato Grosso do Sul vai continuar muito quente

Pancadas de chuva retornam a partir desta quarta-feira, 12. Aumento de umidade vai deixar o ar mais abafado.

11 dez 2018 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários

O ar seco muito na região do estado de Mato Grosso do Sul nos últimos dias, após a passagem de uma massa de ar frio, de origem polar. O ar frio se foi, mas a diminuição da umidade no ar afastou as nuvens carregadas e a chuva deixando espaço para o sol forte de dezembro.

O calor aumentou neste início de semana e na segunda-feira, 10 de dezembro, a cidade de Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, foi a região mais quente no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,7°C de temperatura máxima. Entre as 10 maiores temperaturas medidas pelo INMET no Brasil neste dia, 7 eram em Mato Grosso do Sul.

Confira as 10 maiores temperaturas no Brasil em 10/12/2018, segundo o INMET

Local

UF

T max (°C)

10/12/18  

Porto Murtinho

MS

37,7

Boa Vista

RR

37,0

Água Clara

MS

36,9

Itaquiraí

MS

36,8

Aquidauana

MS

36,8

Juti

MS

36,6

Jaguaribe

CE

36,6

Bela Vista

MS

36,6

Uruguaiana

RS

36,4

Maracaju

MS

36,4

Calor e secura em Campo Grande

Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, foi a capital brasileira mais seca no dia 10 de dezembro, com apenas 27% de umidade no ar às 16 horas (hora de Brasília) e a segunda mais quente, com temperatura máxima de 34,8°C.

Esta terça-feira segue muito quente e seca em Mato Grosso do Sul e que poderá registrar novamente as maiores temperaturas no país.

Mais umidade nos próximos dias

A chance de voltar a chover sobre o Mato Grosso do Sul começa a aumentar nesta quarta-feira, 12 de dezembro. Ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, voltam a soprar sobre o estado nos próximos dias.

O aumento da umidade vai facilitar a formação de grandes nuvens e trazer de volta as pancadas de chuva para muitas áreas do estado. Mas ao mesmo tempo, com o ar mais úmido,  sensação de abafamento será maior.

O sul e o leste do estado ainda devem ficar secos até a quinta-feira, mas Campo Grande e nas outras regiões de Mato Grosso do Sul já poderão ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde desta quarta-feira, 12 de dezembro. A chuva por enquanto deve ocorrer em poucas áreas.

Foto: Climatempo

Foto: José Vieira - Dourado - MS

Calor

Mesmo com a volta das pancadas de chuva, o calor continua intenso em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. A maioria das áreas do estado vai registrar temperaturas acima dos 35°C. Não se pode descartar um novo recorde de calor para 2018 em Campo Grande. Segundo o INMET, a maior temperatura em Campo Grande até agora foi de 36,2°C em 13/9/2019.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade