PUBLICIDADE

Climatempo

Maranhão, Piauí e Ceará podem ter chuva forte esta semana

Chuva forte causa alagamentos em São Luís e volume acumulado em abril supera 50% da média.

16 abr 2018 - 17h26
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva voltou a castigar São Luís do Maranhão nesta segunda-feira, 16 de abril. O grande volume de chuva em poucas horas deixou muitas ruas alagadas na capital maranhense e causou muitos transtornos para a população. A chuva foi forte em vários locais do litoral maranhense.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia choveu 86,0 mm sobre São Luís no período entre 9 horas do dia 15 e 9 horas do dia 16 de abril. Porém, quase toda a chuva caiu na manhã do dia 16 de abril. Em um dos pontos de medição pluviométrica, o INMET registrou quase 63,0 mm em apenas 1 hora de chuva, entre 7 e 8 horas da manhã da segunda-feira.

Em Turiaçu choveu 57,6 mm em 3 horas, entre 9 e 12 horas. Na ilha de Santana choveu 60,2 mm entre 8 e 12 horas.

Foto: Foto de Matheus, São Luís (MA) / Climatempo

São Luís acumula mais de 50% da chuva de abril

Depois do temporal da segunda-feira, 16, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou um total de 276,9 mm sobre São Luís em abril. É um volume elevado e representa 61% da média de chuva normal para abril, que é de aproximadamente 458,0 mm. Na escala anual, a média de chuva de abril é a segunda maior do ano perdendo apenas para a março.

Foto: Foto de Alisson, São Luís (MA) / Climatempo

Zona de Convergência Intertropical

A chuva intensa foi provocada pelas áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que se intensificou sobre a costa norte do Brasil na última semana de março de 2018. Desde o início de abril, tem chovido muito sobre o centro-norte do Maranhão, do Piauí, sobre o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A chuva forte já causou muitos transtornos para a população destes estados, mas também elevou o armazenamento de água em vários açudes.

Previsão de mais chuva

A previsão é de mais chuva para a faixa norte do Nordeste esta semana. O risco de chuva moderada a forte persiste para o centro-norte do Maranhão, do Piauí e também sobre o Ceará, incluindo as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza.

O tempo seco predomina no decorrer da semana apenas pelo interior da Bahia e no centro-sul do Piauí. Pancadas de chuva fracas a moderadas são esperadas para os demais estados do leste do Nordeste no decorrer da semana. Confira mais detalhes da previsão para a o Nordeste esta semana.

Previsão Brasil - Ventos frios e úmidos no Sul e Sudeste:
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade