PUBLICIDADE

Mar volta a ficar agitado

Há risco de ressaca na costa do Sul e do Sudeste

18 ago 2017 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma frente fria irá intensificar os ventos sobre o oceano a partir do sábado, dia 19 de agosto. Com isso, o mar voltará a subir nas costas do Sul e do Sudeste do Brasil. Não se descarta o risco para ressaca, já que a maré estará alta com a mudança para Lua Nova a partir do dia 21 de agosto.

20 de agosto - domingo

- O mar sobe no decorrer do dia no litoral do RS e de SC, com ondas variando entre 2,5 e 3,0 metros no fim do dia e ondulação de S/SSW. Risco de ressaca no litoral norte do RS e no litoral sul de SC.

Foto: Climatempo

Altura de ondas prevista por modelo matemático para as 15h do dia 20 de agosto de 2017.

21 de agosto - segunda-feira

- A frente fria se desloca rapidamente pela costa do Brasil e o mar já começa a diminuir no decorrer do dia no litoral do RS e de SC, que têm ondas de 2,5 a 3,0 metros pela manhã passando para ondas entre 2,0 e 2,5 metros entre a tarde e a noite. Ondulação de S/SSE. Risco de ressaca no litoral norte do RS e no litoral sul de SC.

- No litoral do PR e de SP o mar sobe entre a madrugada e a manhã de segunda-feira, com ondas que variam entre 1,5 e 2,5 metros. Ondulação predominante de S/SSE. Risco de ressaca no litoral paulista.

- No RJ o mar começa a subir no período da tarde. No litoral sul do estado, até Região dos Lagos, as ondas variam entre 2,0 e 2,5 metros no fim do dia e há risco de ressaca. No litoral norte as ondas ficam entre 1,5 e 2,0 metros. Ondulação predominante de S.

Foto: Climatempo

Altura de ondas prevista por modelo matemático para as 15h do dia 21 de agosto de 2017.

22 de agosto - terça-feira

- Ondas variam entre 1,0 e 1,5 metro no litoral do RS e de SC, com ondulação passando de SE para NE.

- Mar continua agitado no litoral do PR e de SP, com ondas entre 1,5 e 2,0 metros. A ondulação predominante é de SE.

- Mar agitado no RJ, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros e ondulação predominante de S. Risco de ressaca no litoral entre a Costa Verde e a Região dos Lagos. 

- O mar sobe a partir da madrugada de segunda para terça-feira no ES. Ondas variam entre 1,5 e 2,5 metros. Ondulação de SSE.

Foto: Climatempo

Altura de ondas prevista por modelo matemático para as 15h do dia 22 de agosto de 2017.

Risco de vento forte

A frente fria também deixará as condições favoráveis para a ocorrência de vento forte na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. No sábado, dia 19 de agosto, o vento se intensifica no decorrer do dia no RS com a aproximação do sistema frontal e durante a noite as rajadas de vento variam entre 70 e 90 km/h na faixa leste do estado. O deslocamento da frente fria força o vento a soprar de nordeste na costa do RJ, com previsão de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, entre a Regiãos dos Lagos e o Norte Fluminense.

No domingo, dia 20 de agosto, as rajadas de vento no leste do RS e de SC variam entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h nas áreas de serra. No leste do PR e de SP o vento fica entre 50 e 70 km/h. Em toda a costa do RJ, inclusibe no Grande Rio, o vento sopra moderado a forte, com rajadas entre 60 e 80 km/h.

Veja também: Grande frente fria chega no fim de semana

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade