PUBLICIDADE

Climatempo

Mar muito agitado e perigoso na costa leste do Brasil

Grandes ondas, com até 3 metros, se espalham do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte nos próximos dias

19 jul 2019 - 00h45
Compartilhar
Exibir comentários

Esta semana termina com mar muito agitado e uma grande elevação das ondas em toda a costa leste do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Navegantes, esportistas e banhistas devem ter atenção especial com a agitação no mar, ventos moderados a fortes e ressaca pelo menos até a próxima segunda-feira, 22 de julho.

Ciclone extratropical e forte alta pressão atmosférica

A extensa e forte agitação marítima que se espalha nos próximos dias pela costa leste do Brasil foi gerada pela combinação dos ventos fortes de um ciclone extratropical que se formou na costa da Região Sudeste, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, e de uma grande forte massa de ar frio de origem polar (alta pressão atmosférica) que avançou para a costa da Região Sul do Brasil.

O ciclone extratropical se formou  na terça-feira passada, 16 de julho, e já se afastou em alto-mar. 

A alta pressão atmosférica de origem polar vem se intensificando na costa da Região Sul também desde a terça-feira e tende a se  movimentar para a costa do Sudeste.

A carta meteorológica traçada pela Marinha do Brasil representa os sistemas meteorológicos atuantes sobre a América do Sul às 12 UTC (ou 12 Z, 9 horas em Brasília) de 18/7/2019. 

O ciclone extratropical (centro de baixa pressão atmosférica) aparece localizado com a letra B (992 hPa) e afastado no mar, ao largo da Região Sudeste.

O sistema de alta pressão atmosférica é representado com a letra A (1042 hPa) na costa da Região Sul. O número 1042 é o maior valor de pressão atmosférica medido nesta região e representa o centro do sistema de alta pressão. É um valor de pressão do ar extremamente alto e quanto maior é a pressão, mais intenso é vento gerado por este sistema.

Este sistema de alta pressão atmosférica vai determinar a direção e a velocidade do vento em toda a costa leste do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, até a manhã da segunda-feira, 22 de julho. Só a partir da tarde do dia 22, os ventos no Rio Grande do Sul vão ser determinados por uma baixa pressão atmosférica de uma nova frente fria que vai avançar sobre este estado.

Foto: Climatempo

Carta sinótica da Marinha do Brasil de 12Z (9h Brasília) de 18/7/2019

Alerta de ressaca

Atenção, navegantes! O mar fica muito agitado nos próximos dias em toda a costa leste brasileira e Marinha do Brasil vem emitindo diversos avisos de mar grosso, mar muito grosso, vento forte e de ressaca para o litoral das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A navegação marítima até o começo da próxima semana vai exigir maior cuidado!

Região Sul

Na Região Sul do Brasil, o mar começa a ficar a agitado nesta sexta-feira, 19 de julho, mas durante o domingo, 21, e a segunda-feira, 22 de julho, a agitação se intensifica muito.

O alerta da Marinha para a sexta-feira, 19, é de ressaca entre Tramandaí e Florianópolis. A validade do aviso é até 9 horas (Brasília) do dia 19, mas poderá ser ampliado.

AVISO NR 798/2019

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1600 HMG - QUI - 18/JUL/2019

RESSACA ENTRE TRAMANDAÍ (RS) AND FLORIANÓPOLIS (SC). ONDAS DE SE/E 2.5 METROS.

VÁLIDO ATÉ 191200 HMG.

Região Sudeste

Na Região Sudeste, a agitação marítima começou a se espalhar e a ganhar força na quinta-feira, 18 de julho, mas persiste nos próximos dias e se intensifica muito nos dias 20, 21, 22  de julho. A agitação marítima começa a diminuir durante o dia 23 de julho.

O alerta atual da Marinha é para ressaca entre Santos (SP) e cabo de São Tomé (RJ) com validade até a manhã do dia 21 de julho, e também para todo o litoral do Espírito Santo.

AVISO NR 796/2019

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1600 HMG - QUI - 18/JUL/2019

RESSACA ENTRE SANTOS (SP) E CABO DE SÃO TOMÉ (RJ). ONDAS DE SE/E 2.5/3.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 211200 HMG.

.

Região Nordeste

Na costa da Região Nordeste, o mar começou a ficar agitado no litoral da Bahia na quinta-feira, 18, mas é a partir da sexta-feira, 19, que a agitação se espalha por toda a costa leste do Nordeste. A tendência é de intensificação da agitação marítima entre os dias 21 e 2 de julho e enfraquecimento durante o dia 24.

O alerta mais recente emitido pela Marinha do Brasil é para ressaca desde o cabo de São Tomé (RJ) até Maceió (AL), até o manhã do dia 21 de julho, domingo, mas poderá ser ampliado.

 AVISO NR 794/2019

AVISO DE RESSACA

EMITIDO ÀS 1600 HMG - QUI - 18/JUL/2019

RESSACA ENTRE CABO DE SÃO TOMÉ (RJ) E MACEIÓ (AL). ONDAS DE SE/E 2.5/3.0 METROS.

VÁLIDO ATÉ 211200 HMG.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade