PUBLICIDADE

Climatempo

Mais sol e pouca chuva no ES e norte de MG

A presença de uma massa de ar seco impede a chegada de frentes frias e da umidade que vem do Norte do país

19 jan 2021 - 18h17
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Joziel Silva - Guarapari - ES

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil vem dificultando a chegada e a formação de instabilidades também sobre parte da região Sudeste do Brasil. Mas, para explicar o que anda acontecendo na atmosfera vamos voltar no ano passado. 

No mês de novembro de 2020 foram registrados bons volumes de chuva no centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, com acumulados de chuva acima da normal climatológica, ou seja, foram verificadas anomalias positivas como indicado na figura abaixo:

Foto: Climatempo

Mapa de novembro de 2020 mostra acumulados entre 50 e 100 mm no norte de MG e do ES

A partir de dezembro de 2020 a situação de inverteu. Com menos chuva do que o normal nas áreas ao norte do Sudeste e mais chuva nas áreas mais ao sul da Região. Veja na imagem abaixo:

Foto: Climatempo

Mapa de Dezembro de 2020 mostra acumulados entre 50 e 150 mm no centro-sul de MG, região da Mantiqueira e sul do RJ e indica anomalias negativas para o norte e leste de MG e ES

O predomínio de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil explica essa situação.

"A presença de massa de ar funciona como uma bolha que impede a chegada da umidade que vem do norte e das frentes frias, que mesmo nessa época do ano trazem alguma instabilidade. Como reflexo desta situação tivemos chuva abaixo da normal climatológica em dezembro  de 2020", explica André Madeira, meteorologista da Climatempo. 

Atualmente, em Janeiro de 2021 a configuração atmosférica permanece inalterada.

"Com o predomínio da "bolha" de ar seco sobre o Nordeste, a umidade que chega do Norte do Brasil contorna a massa de ar seco e vai favorecer as chuvas mais volumosas no Triângulo Mineiro, no sul de Minas, zona da mata mineira, no Rio de Janeiro, em São Paulo e até no Sul do Brasil, como vem ocorrendo essa semana", relata Madeira.

O mapa abaixo mostra o volume de chuva ocorrido até 17 de janeiro. Veja que quase não choveu no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Foto: Climatempo

Mapa de Janeiro de 2020 o volume de chuva acumulada no período entre 01 e 17/01

Como fica a previsão até o final do mês?

A previsão é de que até o fim do mês o volume de chuva permaneça abaixo da média no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Não são esperadas chuvas significativas para os próximos 10 dias, nestas localidades.

Foto: Climatempo

Mapa de chuva mostra que no período entre 19/01 até 28/01, pouca chuva é esperada no norte de Minas Gerais e Espírito Santo 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade