PUBLICIDADE

Climatempo

Mais sol e menos chuva sobre o Sul do Brasil

O norte do PR ainda tem chuva nesta quinta. Nova frente fria atinge a Região no fim de semana.

27 nov 2019 - 21h15
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade que influenciaram o Sul do país, causando bastante chuva nos últimos dias, vão se afastar e uma massa de ar seco deve predominar na Região nesta quinta-feira, 28 de novembro, diminuindo as condições de chuva.

Chuva em parte do Paraná

No norte do Paraná, a quinta-feira vai ser com muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora. A região tem previsão de chuva forte durante a madrugada e a manhã. Já na região de Campo Mourão a manhã vai ser de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde. 

A previsão para o leste do Paraná, incluindo Curitiba, e para a região do Vale do Itajaí (SC) é de sol entre muita nebulosidade. A temperatura fica amena. Nas demais regiões do Sul do Brasil, incluindo Florianópolis e Porto Alegre, o dia será com muito sol e poucas nuvens.

Muita chuva nas últimas 48 horas

Os estados do Sul do Brasil tiveram muita chuva nas últimas 48 horas por causa da passagem de uma frente fria e de um forte sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai.

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados em 24 horas pela medição do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), entre 17 horas do dia 26 e 17 horas do dia 27 de novembro, aproximadamente.

Campo Largo (PR): 118,0 mm

Umuarama (PR): 108,0 mm

Foz do Iguaçu (PR): 77,2 mm

Rio Negro (PR): 72,0 mm

Maravilha (SC): 65,0 mm

Monte Castelo (SC): 61,2 mm

São Bento do Sul (SC): 58,0 mm

Mafra (SC): 57,0 mm

Iraí (RS): 46,6 mm

São Borja (RS): 40,6 mm

Erechim (RS): 30,8 mm

Fortes rajadas de vento também foram observadas no Sul do Brasil. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou rajadas de 99 km/h em Urubici. Na segunda-feira, 25, Quaraí (RS) registrou uma rajada com 89 km/h

Foto: Climatempo

Foto de Luís Francisco Huyer, Venâncio Aires (RS)

Nova frente fria chega ao Sul no fim de semana

A frente fria que provocou muita chuva nos últimos dias na Região Sul avança para o Sudeste do Brasil e as áreas de instabilidade se dissipam por quase todo o Sul do Brasil. Mas outra frente fria vai chegar na Região no fim de semana.

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, apenas o leste do Paraná vai ter um dia com muitas nuvens, mas o sol aparece ao longo do dia. Em todas as outras áreas da Região Sul, o dia será de sol forte. 

O dia deve começar com sol forte em todo o Sul no sábado, 30, mas uma nova frente fria vai avançar pela costa do Rio Grande do Sul e estimular a formação de pancadas de chuva a partir da tarde no estado gaúcho.

Durante o domingo, 1 de novembro, pode chover forte nos três estados da Região Sul por causa do deslocamento desta nova frente fria em direção ao Paraná.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade