PUBLICIDADE

Climatempo

Mais pancadas de chuva sobre a Grande Belo Horizonte

Chuva deve diminuir na quinta-feira sobre o norte e leste de MG. Belo Horizonte terá pancadas até o fim da semana.

27 jan 2020 - 15h47
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Voltou  a chover forte sobre a Grande Belo Horizonte no começo da tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro. Por volta das 14 horas, fortes pancadas de chuva, com raios e fortes rajadas de vento. O aeroporto Carlos Prates registrou uma rajada com 54 km/h e outra com 50 km/h entre 14h e 1h06. No aeroporto da Pampulha, uma rajada chegou aos 48 km/h.

As áreas de instabilidade sobre Minas Gerais hoje não estão fortes e generalizadas como nos últimos dias, mas mesmo assim, as pancadas de chuva continuam nesta tarde e podem  se prolongar em parte da noite. Há risco de chuva moderada forte. 

Pancadas de chuva ainda podem ocorrer na tarde e noite de hoje em todas as regiões de Minas Gerais. A chuva mais frequente e mais volumosa é esperada para áreas do Noroeste de Minas Gerais, para áreas do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha.

Foto: Climatempo

Foto de Flavio Araujo, Belo Horizonte (MG)

Quanto já choveu em Belo Horizonte?

Janeiro de 2020 é um mês histórico para a história climática de Belo Horizonte.

Em 24 horas, entre 9 horas do dia 23 e 9 horas do dia 24 de janeiro de 2020 choveu 171,8 mm sobre Belo Horizonte, na região da estação meteorológica de Santo Agostinho. Isto representa 52% da média de chuva normal para janeiro. A chuva que caiu em 48 horas, entre a manhã do dia 23 e a manhã do dia 25, foi quase igual à média de chuva para todo o mês de janeiro. Choveu 312,5 mm entre 9h do dia 23 e 9h do dia 25 de janeiro de 2020. A média de chuva para janeiro em Belo Horizonte é de 329,1 mm.

O total de chuva em 27 dias foi de inacreditáveis 809,7 mm de água. Isto é mais chuva do que cai durante um ano em muitos locais do Nordeste e cerca da metade do volume médio de chuva para todo um ano, que é de aproximadamente 1603 mm. Belo Horizonte está tendo um janeiro raro!

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas sobre MG em 27/1/2020

Previsão para os próximos dias

A Grande Belo Horizonte e a maioria das regiões de Minas Gerais vai continuar sujeita a pancadas de chuva até o fim da semana, em geral à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte. Porém, na quinta-feira, 30 de janeiro, na sexta e no sábado, 1 de fevereiro, uma massa de ar seco ganha força sobre o norte e o leste de Minas Gerais. Assim, nestes dias, o Noroeste de Minas, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha devem ter dias com sol, muito calor e sem chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade