PUBLICIDADE

Mais de 200 desaparecidos no pior incêndio florestal da história da Califórnia

Fogo no norte do estado já deixou 29 mortos, e mais duas pessoas morreram em incêndio no sul.

12 nov 2018 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Fogo no norte do estado já deixou 29 mortos, e mais duas pessoas morreram em incêndio no sul. Ao todo, quase 7 mil imóveis foram destruídos. Ventos devem piorar situação.

Mais de 200 pessoas continuavam desaparecidas na madrugada desta segunda-feira (12/11) no mais destrutivo incêndio florestal já registrado na Califórnia, um dos dois focos de chamas que afetam o estado e que, juntos, já deixaram ao menos 31 mortos. Ao todo, mais de 250 mil moradias tiveram de ser abandonadas.

O incêndio chamado "Camp Fire", a noroeste de Sacramento, destruiu mais de 6.700 residências e imóveis comerciais em Paradise - cidade de 27 mil habitantes -, mais estruturas do que qualquer outro incêndio registrado na Califórnia.

Mais seis corpos foram encontrados neste domingo, aumentando o saldo de mortes para 29 e o igualando ao registrado no "Griffith Park Fire" de 1933, o incêndio florestal mais fatal já registrado na Califórnia.

Pelo menos 228 pessoas ainda continuavam desaparecidas, de acordo com o xerife do condado de Butte, Kory Honea. Ao menos cinco equipes de resgate trabalham na região.

No sul do estado, dois mortos

No sul da Califórnia, o incêndio "Woolsey Fire" destruiu 177 imóveis e deixou ao menos dois mortos, de acordo com funcionários da agência estadual Cal Fire.

O incêndio forçou as autoridades a ordenar a retirada de 250 mil pessoas nos condados de Ventura e Los Angeles, além de outros distritos à beira-mar, incluindo a praia de Malibu, onde diversas celebridades possuem mansões - entre elas, Lady Gaga, Kim Kardashian e Martin Sheen.

O ator Gerard Butler afirmou em sua conta no Instagram que sua casa em Malibu estava "parcialmente perdida".

As autoridades alertaram que ventos quentes e secos devem alastrar ainda mais as chamas que varrem as vegetações secas tanto do sul quanto do norte da Califórnia até esta terça-feira. Elas pedem aos moradores que cumpram as determinações de retirada das áreas de risco.

Foto: Climatempo
 Incêndios florestais na Califórnia obrigaram milhares de pessoas a deixarem suas casas

Governador rebate crítica de Trump

O governador da Califórnia, Jerry Brown, disse que seu estado está solicitando ajuda do governo federal. O presidente americano, Donald Trump, criticou o governo da Califórnia pelos incêndios neste fim de semana, culpando a administração local pela má gestão florestal.

Brown disse numa coletiva de imprensa que e os governos estaduais e federal devem fazer mais gerenciamento florestal, mas disse que esta não é a fonte do problema.

"Gerenciar todas as florestas em todos os lugares que pudermos não vai deter a mudança climática", disse Brown." E aqueles que a negam estão definitivamente contribuindo para as tragédias que estamos agora testemunhando e que continuaremos a testemunhar nos próximos anos."

MD/rtr/ap

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade