PUBLICIDADE

Climatempo

Mais chuva sobre o Norte e Nordeste. Ar seca no centro-sul.

Previsão de chuva também para o DF, RJ, MG, ES. Saia como fica o tempo nesta quinta-feira em todo o Brasil.

29 abr 2021 - 07h47
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Piracicaba (SP), por Tatiane Cravo

A sua foto pode ser capa das matérias do site da Climatempo! #fotografeotempo e envie para nós!

Nebulosidade sobre o Brasil

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical continuam ativas sobre o oceano entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. Porém, poucas dessas nuvens conseguem chegar até o Nordeste.

O ar quente e úmido continua formando nuvens carregadas sobre os estados do Norte do Brasil e também em áreas de Mato Grosso, em partes de Goiás e no Distrito Federal. Uma frente fria se afasta em alto mar, na altura do litoral sul baiano

O ar frio de origem polar que se espalhou pelo centro-sul do Brasil, dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva no Sul do Brasil, na maioria das áreas do Centro-Oeste e do estado de São Paulo.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 29/4/2021 - quinta-feira

O tempo permanece instável no Norte do Brasil. Quase toda a Região tem uma quinta-feira com muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios, que podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva forte. Só não deve chover no centro-leste do Acre, no oeste e sul de Rondônia.

A maioria das áreas da Região Nordeste também terá pancadas de chuva ao longo desta quinta-feira, mas em geral com períodos de sol. Essas pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. O tempo fica seco apenas no oeste da Bahia e na região do Vale do São Francisco.

Na Região Sudeste do Brasil, ainda há previsão de chuva nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais. Em Belo Horizonte e no centro-oeste de Minas, as pancadas de chuva podem ser com raios e devem acontecer a partir da tarde.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo e também no litoral de São Paulo, o céu fica sempre com muitas nuvens e a chuva pode acontecer a qualquer hora, com fraca a moderada intensidade.

O sol predomina na grande São Paulo e pelo interior paulista, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

Na Região Centro-Oeste do Brasil, o sol predomina nesta quinta-feira no sul de Goiás, no centro-sul e oeste de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, e em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Ainda faz frio de manhã cedo nessas áreas e as capitais Campo Grande e Cuiabá podem registrar a madrugada mais fria do ano até agora.

Temperaturas um pouco abaixo dos 10°C ainda poderão ser observadas no sul de Mato Grosso do Sul.

Já para o Sul do Brasil,  a previsão é de uma quinta-feira com muito sol e pouca nebulosidade em quase toda a região. Ainda há condições para geada ao amanhecer na região serrana de Santa Catarina. Chove fraco e a qualquer hora no litoral do Paraná e Santa Catarina.

Alertas meteorológicos para 29/4/2021

A passagem do ar frio de origem polar pelo centro-sul do Brasil reduziu a temperatura e também a umidade no ar.

Nesta quinta-feira, 29 de Abril, o estado de Mato Grosso do Sul deve ser uma das regiões mais secas no país. Os níveis de umidade do ar podem ficar entre 12 e 20%, caracterizando situações de alerta para o ar muito seco. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível de umidade do ar ideal para o conforto e saúde humana é em torno de 60%.

Muitas áreas no oeste dos estados da Região Sul, no centro-oeste norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e no sul de Mato Grosso podem registrar várias horas com níveis de umidade do ar entre 20 e 30%, que também são valores muito abaixo do recomendado para a saúde humana.

Atenção para chuva e ventos moderados ao longo do dia na região entre Salvador e Ilhéus.

P alerta para temporais, no oeste do Rio Grande do Norte Ceará, no litoral do Piauí do Maranhão.

Alerta para temporais no Amazonas e em Roraima.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no Pará no Amapá e no sul do Amazonas.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade