PUBLICIDADE

Climatempo

Mais chuva nesta quinta no leste de MG e ES

Em alguns locais destas regiões choveu de 80 mm a mais de 100 mm entre os dias 22 e 23 de outubro, o que representa quase toda a chuva do mês.

23 out 2019 - 21h02
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A região entre o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e o Espírito Santo, foram as mais chuvosas do Brasil entre a noite do dia 22 e o fim da tarde de 23 de outubro. Em alguns locais choveu de 80 mm a pouco mais de 100 mm em 24 horas, o que representa praticamente a média de chuva para todo o mês de outubro. 

Algumas pancadas foram extremamente fortes deixando de 40 mm a 50 mm de chuva acumulados em apenas 1 hora. Tecnicamente um acumulado de 20 mm em 1 hora já considerado chuva forte. Foi o que ocorreu em Timóteo (MG) que recebeu 43,2 mm entre 1 e 2 horas da madrugada da quarta-feira. São Mateus (ES) choveu 31,2 mm entre 3 e 4 horas da madrugada. Em Araçuaí (MG) choveu 46,8 mm entre 20 e 21 horas da noite da terça-feira. 

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas entre o leste de MG e o ES em 23/10/2019

Mais chuva nesta quinta-feira

Áreas de instabilidade continuam ativas nesta quinta-feira, 24 de outubro, sobre o Espírito Santo e em todo o norte e leste de Minas Gerais. A chuva mais forte e volumosa deve ocorrer na região do Vale do Jequitinhonha (MG) e no norte do Espírito Santo. Há risco de raios de fortes rajadas de vento.

Para a Grande Vitória e para as demais áreas capixabas, a previsão é de uma quinta-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mas a chuva deve ocorrer com fraca a moderada intensidade.

As pancadas de chuva voltam a ocorrer no Vale do Rio Doce e no Noroeste de Minas Gerais e ainda podem ser moderadas a fortes em alguns momentos, mas não tão volumosas como nesta quarta-feira.

A Grande Belo Horizonte e as outras regiões de Minas Gerais têm uma quinta-feira com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e ou à noite, com raios e com até moderada intensidade.

Foto: Climatempo

Foto de Danilo Wandel Rei, Pedro Canário, (ES)

Fim de semana

As áreas de instabilidade enfraquecem na sexta-feira, que já terá maiores períodos com sol em Minas Gerais e no Espírito Santo. Porém, ainda tem previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

O fim de semana é com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite em quase todas as regiões de Minas Gerais. No sábado, não chove mais no Noroeste Mineiro e nem no Vale do Jequitinhonha. No domingo, o tempo seco e quente predomina nestas áreas e também no Vale do Rio Doce. 

Para o Espírito Santo ainda tem previsão de chuva no sábado, mas o sol aparece. No domingo, 27 de outubro, o tempo fica quente e seco e o sol predomina

Chuva de 1 mês em 24 horas

Segundo o INMET, a média de chuva normal para outubro no Espírito Santo e na região mineira do Vale do Rio Doce varia de 100 mm a 125 mm. Já para o Vale do Jequitinhonha, esta média de chuva fica entre 75 mm e 100 mm.

Confira alguns elevados volumes de chuva acumulados entre 18 horas do 22 e 18 horas de 23/10/2019 pelas medições do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Chuva volumosa no leste de MG

Local

Chuva em 24h (mm)

Periquito/Gameleira

110,8

Nanque/Centro

98,6

Mendes Pimentel/Centro

96,6

Timóteo

89,8

São José do Divino/Centro

86,4

Governador Valadares/Querosene

86,2

Ipatinga/Limoeiro

82,0

Nova Módica/Esperança

80,4

Chuva volumosa no ES

Local

Chuva em 24h (mm)

Conceição da Barra

108,4

São Mateus

62,4

Boa Esperança

59,8

Vila Pavão

42,4

Nova Venécia

41,2

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade