PUBLICIDADE

Climatempo

Mais chuva e friagem no Acre nesta quinta-feira

Chuva de julho está muito acima da média no AC. Vento frio de origem polar também atinge a fronteira de RO com a Bolívia e a temperatura diminui.

24 jul 2019 - 21h24
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de uma massa de ar frio de origem polar traz mudanças no tempo para o Acre e em parte de Rondônia. A partir de sexta uma massa de ar seco ganha força sobre o Norte do Brasil e as condições para chuva diminuem também no Acre, onde tem chovido acima do normal em julho.

Muita chuva no Acre

O estado do Acre tem tido pancadas de chuva atípicas para esta época do ano. Uma mudança na circulação dos ventos sobre a Região Norte do Brasil fez com o ar úmido voltasse a entrar sobre o Acre. A combinação do calor que normalmente faz por lá com o aumento de umidade fez com que nuvens carregadas crescessem sobre o estado causando temporais, que não são comuns nesta época. Em geral, julho é mês de seca o Acre, mas este ano já choveu bastante.

Na capital, Rio Branco, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 79,6 mm de chuva em 24 dias. Isto significa que choveu 150% acima da média para julho que é de aproximadamente 32 mm.

Em Feijó choveu 61,8 mm durante a terça-feira, 23 de julho. Em Cruzeiro do Sul, onde a média de chuva para julho é de 59 mm, choveu 44,2 mm neste mesmo dia, mas o total acumulado em 24 dias de julho foi de 100 mm.

Chuva e nova friagem no Acre

Nesta quinta, 25 de julho, o Acre tem mais pancadas de chuva. A região centro-leste do estado, incluindo Rio Branco, terá chuva a qualquer hora, com muita nebulosidade, mas o sol ainda aparece em alguns momentos. Para as outras regiões deste estado, a previsão é de sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

As condições para chuva são reforçadas pela passagem de uma frente fria que traz também  vento frio de origem polar que chega ao Acre e provoca nova friagem, mas que desta vez ocorre com fraca a moderada intensidade. O calor diminui nesta quinta-feira,25, especialmente na região de Rio Branco.

Ar frio atinge a fronteira de RO com a Bolívia

Por causa da passagem desta frente fria, toda a fronteira de Rondônia com a Bolívia deve ter aumento de nebulosidade e queda da temperatura nesta quinta-feira, mas sem chuva. 

Em Porto Velho e nas outras regiões de Rondônia, o sol e a sensação de calor ainda predominam. 

Pancadas de chuva no AM, RR e PA

Todo o Amazonas, incluindo Manaus, Roraima, o norte do Pará, incluindo Belém e o interior do Amapá vão ter sol, mas também risco de chuva moderada a forte, mas localizada, à tarde e à noite. No litoral do Amapá, incluindo Macapá, a instabilidade aumenta e chove a qualquer hora, o sol ainda aparece no decorrer do dia.

Uma massa de ar seco ainda predomina sobre as outras áreas do Pará e sobre o estado do Tocantins, incluindo sua capital Palmas. Nessas áreas o dia será de sol forte.

 

Foto: Climatempo

Foto de Luciana, Rio Branco (AC)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade