PUBLICIDADE

Climatempo

Lua oculta o planeta Marte da madrugada do domingo

A ocultação de de Marte pela Lua é um fenômeno especial e poderá ser vista neste fim de semana. Astrônomo explica quando e como observar.

7 ago 2020 - 13h24
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Na madrugada do domingo, 9 de agosto, ocorre a ocultação de Marte pela Lua. Marte está especialmente vermelho e vai se "esconder" atrás da Lua, pela sua borda inferior. Poucas áreas no Brasil terão o privilégio de ver este evento que está sendo considerado raro, pois em 9 de agosto, a Lua estará num grau de iluminação que vai permitir ótima visualização do evento. 

Tudo acontece na madrugada de 9 de agosto, depois das 4 horas, mas poucas áreas do planeta e do Brasil terão a oportunidade de ver todo o evento a olho nu.  

No Brasil, as condições do tempo prometem ajudar porque a visibilidade estará excelente por causa do ar bem seco que predomina sobre o país há vários dias. A ocultação de Marte se repete em 6 de setembro, mas nesta data, a Lua estará está quase cheia e o excesso de brilho lunar vai dificultar muito ver Marte . Além disso, não sabemos as condições do tempo.

Em outubro, ainda vai ocorrer um outro evento de ocultação de Marte  pela Lua, mas só será visível numa estreita faixa em parte do litoral do BR e não sabemos como estará a nebulosidade.

Previsão do tempo para o evento de 9/8/2020 

Uma grande e forte massa de ar seco predomina sobre o Brasil e mantém os níveis de umidade do ar bastante baixos na maior parte do dia. Isto vem dificultando a formação de nebulosidade por quase todo o país e a ocorrência de chuva.

É esta situação que vai prevalecer durante o fim de semana 8 e 9 de agosto de 2020.  A região entre Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e o Triângulo Mineiro onde o evento poderá ser visto apenas com telescópio, terão pouca ou nenhuma nebulosidade.

Para estado de São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo as capitais, a previsão também é de tempo firme, sem risco de chuva. 

A situação de baixa umidade do ar é a condição ótima para as observações astronômicas. 

A meteorologista Josélia Pegorim conversou com o professor Marcos Calil sobre o evento da ocultação de Marte pela Lua no podcast O Clima entre Nós.

Confira as explicações do professor e astrônomo Marcos Calil sobre a ocultação de Marte pela Lua preparadas especialmente para o site da Climatempo.

Poucos instantes antes do amanhecer, no domingo, 9 de agosto, quando se comemora o Dia dos Pais, o planeta Marte será ocultado pela Lua. Conhecido pelos antigos gregos e romanos como o "deus da guerra", o planeta Marte pode ser facilmente observado a olho nu, mesmo nas grandes cidades com poluição luminosa. Por essa razão, no momento que Marte será ocultado pela Lua, todos os observadores que estiverem localizados numa faixa privilegiada do Brasil poderão contemplar esse raro fenômeno. Porém, como esse evento não poderá ser observado em todo o Brasil, o professor Marcos Calil vai transmitir ao vivo esse belo evento que terá duração de, apenas, 01 minutos e 11 segundos.

Quem poderá observar?

Em termos de faixa territorial, somente poucas pessoas no mundo terão o privilégio de observar esse fenômeno. Isso porque, quando observado da Terra, durante o momento em que a Lua irá passar à frente de Marte, somente os observadores localizados ao sul do estado do Rio de Janeiro, no extremo leste do Mato Grosso do Sul, além das pessoas localizadas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão contemplar esse fenômeno. O mapa abaixo, indica os estados que poderão observar o evento a olho nu.

Foto: Climatempo

Áreas do Brasil de visibilidade da ocultação de Marte a olho nu (Fonte: Marcos Calil)

Locais no Brasil que poderão observar o fenômeno.

De acordo com o professor Calil, as pessoas localizadas na faixa vermelha indicada no mapa, regiões compreendidas no quadrilátero formado entre as cidades de Brasília (DF), Vitória (ES), Uberlândia (MG) e Rio de Janeiro (RJ), poderão observar a ocultação de Marte pela Lua durante o nascer do sol e apenas com auxílio de um telescópio.

Já as pessoas localizadas na faixa amarela terão o privilégio de ver a ocultação de Marte antes do nascer do Sol e a olho nu. Porém, se o observador possuir um telescópio, é interessante direcionar o equipamento óptico para Marte e "seguir" esse belo planeta de cor avermelhada. Binóculo não é uma boa pedida para esse tipo de observação.

Outro fato interessante a ser observado se refere a linha vermelha indicada no mapa. Quanto mais próximo da linha vermelha estiver o observador, mais na borda lunar estará o planeta Marte.

As figuras abaixo simulam o início do evento e a localização de Marte para três observadores, sendo: um localizado fora da região de observação (1), outro próximo da linha vermelha (2) e; outro na região amarela do mapa (3).

Foto: Climatempo

Início da ocultação e localização de Marte em 9/8/2020

Quais os horários para observação?

Os horários de observação dependem da localização do observador, de onde você estiver. Porém, de maneira geral, recomenda-se acompanhar o movimento aparente do planeta Marte em 9 de agosto, a partir da 1 hora da manhã. 

A partir deste momento, o planeta Marte poderá ser observado próximo da Lua em todo o Brasil. Já o fenômeno da ocultação, por se tratar de um fenômeno rápido, será necessário estar na faixa de observação, dependerá da localização do observador. Por essa razão, a transmissão ao vivo (live) programada pelo professor Marcos Calil terá início a partir das 4 horas e 30 minutos da madrugada do domingo, 9 de agosto, momentos antes do início da ocultação.

Live: ocultação de Marte pela Lua

Em 9 de agosto, a partir das 4 horas e 30 minutos  da madrugada, o professor Marcos Calil entrará ao vivo no seu canal do YouTube (https://youtu.be/9S4ygUJN2oI). Se as condições meteorológicas ajudarem, no início da live o planeta Marte será transmitido ao vivo e Calil irá bater um papo com os participantes, explicando o fenômeno, orientando as pessoas como observar o fenômeno e respondendo perguntas. 

Exatamente às 5 horas, 28 minutos e 5 segundos, os participantes poderão assistir o início da ocultação do planeta Marte pela Lua. O fim do evento ocorrerá às 5 horas, 29 minutos e 16 segundos. 

O professor Marcos Calil estima que a transmissão ao vivo irá gerar uma imagem semelhante a simulação apresentada abaixo.

Foto: Climatempo

Simulação do início da ocultação de Marte pela Lua em 9/8/2020

Não deixe de participar da live e aprender um pouco mais sobre esse belíssimo fenômeno.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade