PUBLICIDADE

Climatempo

Litoral do Pará acumula mais de 160 mm em 24 horas

Fim de semana é de muita chuva na Região Norte com atuação da ZCIT

8 fev 2019 - 22h30
Compartilhar
Exibir comentários

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força nos últimos dias na costa norte do Brasil e vem provocando muito chuva em várias áreas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. No fim de semana, a chuva da ZCIT vai continuar caindo com moderada a forte intensidade no extremo norte do Brasil.

O Amapá e o norte do Pará são as áreas que devem ficar com tempo mais instável, com maior risco de chuva forte e volumosa. As capitais Macapá e Belém podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes.

O fim de semana será com tempo firme apenas em Roraima, com muito sol. Nas demais áreas da Região Norte, o tempo fica bastante instável, com chuva frequente e risco de chuva forte.

Muita chuva no litoral do Pará

Na Região Norte, o nordeste do Pará vem sendo o mais atingindo pela chuva volumosa da ZCIT, típico sistema de tempo do verão brasileiro. Em Tracuateua, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 164,4 mm acumulados em 24 horas, entre 10 horas do dia 7 e 10 horas de 8 de fevereiro. Neste local já choveu 325,7 mm entre os dias 4 e 8 de fevereiro, o que corresponde a quase toda a média de chuva normal para fevereiro que é de 385 mm.

Estação

UF

Chuva 24h (mm)

Tracuateua

PA

164,4

Óbidos

PA

87,2

Santarém

PA

81,0

Porto Velho

RO

63,8

Óbidos

PA

63,4

Codajás

AM

61,8

Parintins

AM

61,4

Salinópolis

PA

50,0

Com a atuação da ZCIT neste fim de semana, todo o norte do Pará e o Amapá podem ter chuva frequente e em várias horas esta chuva deve ser volumosa.

Em Belém, segundo o INMET, e 8 dias choveu cerca de 120 mm, 30% da média para fevereiro.

Em Macapá choveu 138 mm em 8 dias, 40% da média para fevereiro que é de 343 mm.

Foto: Roberto Meira. Belém/PA

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade