PUBLICIDADE

Climatempo

Litoral de Santa Catarina está em alerta para chuva volumosa

Ventos sopram moderados a fortes na costa do Sul e mar vai subir. Saiba mais detalhes da previsão.

14 mai 2019 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço de uma frente fria juntamente com a entrada de ventos frios e úmidos de uma forte massa polar no oceano, mantém a nebulosidade espalhada e as condições de chuva em toda faixa leste da Região Sul. A situação é de alerta para chuva volumosa no litoral de Santa Catarina e os ventos sopram moderados a fortes na serras e áreas litorâneas. 

A chuva já foi volumosa no litoral do Rio Grande do Sul na madrugada. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 108,6 mm em Camaquã, 65 mm em Tramandaí e 43,8 mm em Torres, entre às 9 horas da segunda-feira e às 9 horas desta terça-feira, mas boa parte desta chuva aconteceu durante a madrugada e a manhã de hoje. Também choveu em várias cidades do sul gaúcho e da serra, mas com menores volumes. 

Em Santa Catarina, a chuva caiu mais forte na serra e no litoral. O INMET registrou no mesmo período 54,8 mm em Laguna e 31,2 mm em Bom Jardim da Serra. Na estação de Florianópolis o volume de chuva até agora é de 14 mm e cidades do Vale do Itajaí também registram acumulados semelhantes à capital catarinense. 

Mais chuva no litoral da Região 

A chuva tende a se intensificar na Grande Florianópolis e em todo o litoral de Santa Catarina com risco de chuva volumosa ainda nesta terça-feira (14). Amanhã a chuva continua, mas deve diminuir de intensidade e volume. 

Já no leste do Rio Grande do Sul e do Paraná, inclusive nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Curitiba, apesar da umidade bastante elevada, a chuva acontece entre fraca a moderada intensidade nesta terça e quarta-feira. 

Foto: Climatempo
Foto: Mário Zilotto Florianópolis/SC

Ventos fortes 

Os ventos úmidos da massa polar estão soprando moderados a fortes sobre a região serrana e litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Pela manhã, uma rajada já atingiu 81 km/h em Laguna, sendo que no início do dia estavam persistentes entre 40 km/h e 60 km/h. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, as rajadas chegaram a 66 km/h na manhã desta terça-feira.  

Nas áreas litorâneas e região serrana as rajadas de vento mais intensas podem variar entre 60 e 80 km/h no decorrer desta terça-feira.  

Mar agitado

Os ventos persistentes vão deixar o mar agitado especialmente amanhã e quinta-feira (16). O mar sobe em todo o Sul e há possibilidade de ressaca.  

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade