PUBLICIDADE

Climatempo

Litoral da Região Sudeste continua em alerta para mais chuva

Saiba quando a chuva vai parar e como fica o tempo nos próximos dias

19 mai 2019 - 00h07
Compartilhar
Exibir comentários

O volume de chuva extremamente elevado acumulado nos últimos três dias no litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e o que caiu no sábado, 18, no litoral do Espírito Santo, deixou cidades debaixo d´água, causou quedas de barreiras nas estradas, desmoronamentos e deixou muitas famílias desalojadas e desabrigadas. Na região dos Lagos (RJ) e no litoral norte do Rio de Janeiro, alguns municípios entraram em situação de emergência e de calamidade pública.

A combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera mantém as condições para chuva neste domingo em toda a faixa litorânea da Região Sudeste. A maior preocupação neste domingo,19 de maio, é com o litoral do Espírito santo e do norte do Rio de Janeiro que ainda podem receber chuva volumosa.

Foto: Climatempo

Áreas de instabilidade no litoral da Região Sudeste em 18/5/19

A previsão para a região dos Lagos, litoral norte do Rio de Janeiro, Grande Vitória e o litoral sul do Espírito Santo é de predomínio de céu nublado neste domingo, com chuva a qualquer hora e que ainda pode cair forte em algumas horas.

Para o litoral norte capixaba, litoral sul do Rio de Janeiro e cidade do Rio de Janeiro e para o litoral de São Paulo, a previsão também é de chuva frequente, mas que não deve ser mais forte e volumosa como nos últimos dias.  Há chance de mormaço.

Mesmo com a tendência de diminuição da chuva, o risco de deslizamentos ainda é muito elevado porque o solo já está encharcado. O escoamento da água pode ser dificultado pelo represamento causado pelo mar, que se mantém elevado e há risco de ressaca.

Quando a chuva para?

A chuva no litoral da Região Sudeste começa a parar na segunda-feira, 20 de maio, com a mudança na circulação dos ventos. Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sudeste e grande parte a nebulosidade vai se dissipar permitindo que o sol apareça no decorrer do dia.

A segunda-feira, 20, já deve ser sem chuva no litoral de São Paulo, no litoral do sul fluminense e no Grande Rio. Ainda tem previsão de chuva na madrugada e em manhã entre a região dos Lagos (RJ) e o norte do Espírito Santo, mas a chuva não deve ser forte e também tem previsão de sol.

O tempo seco e o sol predominam no litoral da Região Sudeste na terça e na quarta-feira, 22 de maio. Não tem previsão de chuva nestes dois dias.

Nova frente fria

Uma nova frente fria já é esperada no litoral sul de São Paulo no dia 23 de maio, quinta-feira, e que deve avançar pelo litoral da Região Sudeste entre os 24 e 25 de maio.

A passagem desta frente fria não deve provocar chuva volumosa, mas o resfriamento poderá ser forte.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade