PUBLICIDADE

Leslie deixa 27 feridos em Portugal

Tempestade chega ao país com ventos de até 176 quilômetros por hora, causando destruição e apagões.

15 out 2018 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

Tempestade chega ao país com ventos de até 176 quilômetros por hora, derrubando árvores, afetando construções, causando enchentes e corte no fornecimento de eletricidade. Mais de 60 pessoas tiveram que deixar suas casas.

A passagem da tempestade Leslie por Portugal na madrugada deste domingo (14/10) deixou 27 pessoas feridas e 61 desabrigadas. Cerca de 325 mil pessoas ficaram sem energia elétrica.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), foram registradas 27 pessoas levemente feridas, que foram atendidas em hospitais mas retornaram para suas casas logo em seguida.

A Leslie, com ventos de até 176 quilômetros por hora, foi a pior tempestade a atingir Portugal desde 1842.

Foto: Climatempo

A Proteção Civil registrou quase 1.900 incidentes durante a noite do sábado e na madrugada deste domingo, a maior parte (perto de 1.200), por causa de quedas de árvores, às quais se somaram inundações e desabamento de estruturas.

Um total de 61 pessoas teve que ser retirado de suas casas devido a danos ou quedas de árvores, embora a maioria já tenha retornado.

Também aconteceram alguns acidentes de trânsito e danos em "vários carros" que estavam estacionados na via pública, assim como fechamentos de estradas, que já foram reabertas.

Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados, com muitas árvores caídas, inundações e destroços em fachadas, terraços, janelas e entradas de edifícios.

"Os maiores perigos já passaram, estamos no momento em que a curva de incidentes está em fase descendente", explicou à imprensa o comandante distrital da Proteção Civil Luís Belo Costa.

Mesmo assim, o órgão manteve neste domingo os alertas especiais, por precaução, e os avisos à população para que evite as áreas com árvores ou interditadas pelas autoridades.

A tempestade atingiu cerca de 200 linhas de alta tensão, que ainda não tinham sido totalmente recuperadas na tarde do domingo, principalmente no distrito de Coimbra, segundo a Energias de Portugal (EDP), empresa distribuidora de energia no país.

Na terça-feira, uma forte tempestade causou a morte de 12 pessoas na ilha espanhola de Maiorca, no Mar Mediterrâneo.

MD/lusa/efe/afp

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade