PUBLICIDADE

Climatempo

Junho teve temporada animada de nuvens que brilham à noite

Condições extremamente frias e úmidas na mesosfera contribuíram para o evento, considerado raro.

11 ago 2020 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

Todo verão no Hemisfério Norte, listras azuis elétricas se formam no alto da atmosfera. Essas nuvens sazonais normalmente se escondem a cerca de 80 quilômetros acima na mesosfera ao redor do Ártico, mas de vez em quando elas se formam em latitudes mais baixas. Em 2019, as nuvens apareceram em lugares onde raramente foram vistas na década anterior, incluindo Califórnia, Colorado e França. Este ano, as nuvens são igualmente impressionantes.

"É mais um ano incrível", afirmou Lynn Harvey, cientista atmosférica do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado. "Quando as nuvens noctilucentes se estendem até latitudes médias - onde as pessoas vivem e as percebem diariamente - consideramos essa uma estação digna de nota." As nuvens deste ano foram vistas tão ao sul quanto Joshua Tree, na Califórnia.

Nuvens noctilucentes se formam quando o vapor de água se agrega e congela em torno de partículas de poeira de meteoro que flutuam na mesosfera. Essas nuvens finas e onduladas de gelo refletem a luz do sol e geralmente brilham em azul e branco. Conhecidas como nuvens de "brilho noturno", elas normalmente aparecem ao entardecer ou amanhecer, quando o Sol está abaixo do horizonte em um ângulo que ilumina as nuvens por baixo.

Foto: Climatempo

23 de junho de 2020

Fonte: NASA

A imagem acima mostra uma vista de satélite de nuvens noctilucentes em 23 de junho de 2020. A imagem foi centrada no Polo Norte e construída a partir de dados adquiridos em várias passagens orbitais da espaçonave Aeronomia de Gelo na Mesosfera (AIM) da NASA. O instrumento Cloud Imaging and Particle Size (CIPS) da AIM mede o albedo, ou a quantidade de luz refletida de volta para o espaço pelas nuvens de alta altitude. As nuvens aparecem em vários tons de azul claro a branco, dependendo das propriedades das partículas de gelo.

Harvey afirmou ainda que as condições atmosféricas deste ano têm sido excelentes para a formação de nuvens noctilucentes. As nuvens precisam muito de baixas temperaturas e altas concentrações de vapor de água - ambas presentes neste verão e em níveis recordes em alguns dias e latitudes.

Os gráficos abaixo mostram a temperatura média diária e as concentrações de vapor de água na latitude 80 ° N nos últimos 14 anos (2007-2020). Os gráficos são baseados em dados do Sonda de Microondas (Microwave Limb Sounder) do satélite Aura da NASA.

Foto: Climatempo

1 de maio de 2007 - 2 de julho de 2020

Fonte: NASA

Observe que em 24 de maio de 2020, a mesosfera teve a temperatura mais baixa em 14 anos de registros; aquele frio persistiu em junho. A mesosfera também estava mais úmida do que o normal no início de maio, então o vapor de água provavelmente foi convertido em água gelada com o início da estação das nuvens. No entanto, as concentrações de vapor d'água em altitudes mais baixas (onde as nuvens são mais esparsas) indicaram uma atmosfera extremamente úmida.

Harvey explica que a umidade extra e as temperaturas mais frias do que o normal podem ser atribuídas a alguns fatores. Primeiro, o Sol está em um período de menor atividade conhecido como mínimo solar, então há menos radiação ultravioleta quebrando as moléculas de água em grandes altitudes. Em segundo lugar, a mesosfera pode estar mais úmida devido ao ar que sobe das camadas inferiores da atmosfera e carrega mais umidade para a região.

"Ainda não sabemos se as condições frias e úmidas deste e do último ano se devem a influências solares ou padrões de circulação atmosférica", concluiu a cientista..

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Joshua Stevens, usando dados do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado e análise cortesia da equipe MLS e V. Lynn Harvey / CU / LASP.  História de Kasha Patel.

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pelo Earth Observatory/NASA. Para acessar a publicação original, .

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade