PUBLICIDADE

Climatempo

Junho começa com chuva forte, geada e ar seco no Brasil

Áreas de instabilidade perdem força no Sudeste e se intensificam sobre o Sul do Brasil. Litoral leste do Nordeste ainda pode ter chuva forte.

1 jun 2022 - 04h03
Compartilhar
Exibir comentários

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma frente fria se afasta no mar, mas deixa áreas de instabilidade sobre São Paulo, parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A tendência é de enfraquecimento da instabilidade sobre o Sudeste, mas intensificação sobre a Região Sul.

O ar frio de origem polar que veio com esta frente fria deixa a temperatura baixa principalmente sobre o Rio Grande do Sul. 

A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre parte do Norte do Brasil

Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Nordeste e as nuvens carregadas diminuem sobre o Nordeste.

Previsão do tempo para 01/06/2022 - quarta-feira

Junho começa frio e com aumento de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Esta quarta-feira é de chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Tem condições para geada no centro-sul do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada, na serra catarinense. A Grande Porto Alegre pode ter chuviscos e o litoral sul gaúcho tem períodos com sol e muitas nuvens.

O sol e o tempo seco predominam no Centro-Oeste e no Sudeste. Chove no sul e leste do estado de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul. A Grande São Paulo pode ter chuviscos pela manhã, mas o sol aparece à tarde, entre muitas nuvens.

Na Região Nordeste, o dia é com muitas nuvens, períodos de sol e pancadas de chuva. O sol predomina o dia todo no centro-oeste da Bahia.

Na Região Norte faz o sol predomina no sul de Rondônia e no Tocantins, exceto no norte deste estado onde ocorrem pancadas de chuva. As demais áreas  terão pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. 

Foto: Climatempo

Junho começa com chuva forte, geada e ar seco no Brasil (Foto: Getty Imagens)

Alertas meteorológicos para 01/06/2022 - quarta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, Boa Vista, Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Teresina, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju

Alerta para temporais no Paraná, no norte e litoral norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, no centro-norte de Roraima e no sul de São Paulo

Alerta para chuva moderada a forte e raios no litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no norte do Rio Grande do Sul, no centro, oeste, sul e leste de Santa Catarina, em Sergipe, Alagoas, no agreste de Pernambuco, leste da Paraíba, no  Rio Grande do Norte, Ceará, no centro, norte e oeste do Piauí, Maranhão, norte do Tocantins, Pará (exceto no extremo sul do estado), no Amapá, sul de Roraima,  Amazonas, Acre e norte de Rondônia.

Atenção para chuva moderada no litoral central e norte de São Paulo e no litoral sul da Bahia.

Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no  leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul Tocantins, no oeste da Bahia, no oeste de Minas Gerais

Atenção para risco de geada no centro, sul e sudoeste do Rio Grande do Sul

Alerta de mar agitado entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com risco de ressaca entre o litoral norte de São Paulo e a região dos Lagos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade