PUBLICIDADE

Inverno terá temperaturas mais elevadas no Centro-Oeste

Estação deve ter poucas ondas de frio

21 jun 2018 - 16h37
(atualizado em 26/6/2018 às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

No Centro-Oeste, assim como no Sudeste, é normal que o tempo fique seco durante o inverno por conta da falta da influência da umidade da Amazônia. O tempo mais aberto favorece maior amplitude térmica (grande diferença entre a temperatura mínima e máxima), principalmente entre Mato Grosso e o norte de Goiás.

Vai fazer muito frio?

As ondas de frio serão poucas e de curta duração durante a estação, e podem derrubar as temperaturas principalmente no sul de Goiás e de Mato Grosso do Sul. No entanto, de modo geral, a tendência é de temperaturas mais elevadas.

Durante os meses de inverno, ocorrem picos de temperaturas baixas durante a madrugada no estado de Mato Grosso. Ao mesmo tempo, algumas tardes ficam bem quentes e a umidade relativa do ar entra em queda no estado.

Como fica a chuva?

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, a expectativa é de que a chuva fique dentro do normal ou até abaixo da média, salvo raras exceções. "A maioria dessas pancadas de chuva devem acontecer somente no início de setembro", explica o meteorologista.

Durante o próximo trimestre, toda a Região Centro-Oeste terá pouquíssima chuva e temperaturas em elevação gradativa a partir de agosto. "A umidade relativa do ar muito baixa irá proporcionar a proliferação das queimadas a partir da segunda quinzena de agosto", afirma Nascimento.

Já no mês de julho, a temperatura fica dentro do normal ou acima da média no Distrito Federal e em Goiás. "Em agosto, faz mais calor em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, e em setembro, o calor vai predominar em todas as áreas da Região Centro-Oeste", conclui o meteorologista.

Confira abaixo como será o inverno de 2018 em toda a Região Centro-Oeste:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade