PUBLICIDADE

Climatempo

Instabilidade diminui em parte do Nordeste

Agreste, sertão e interior da Bahia mais quente e seco

11 dez 2018 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil ajuda a enfraquecer as áreas de instabilidade que provocaram chuva intensa nos últimos dias no Nordeste. No interior do Nordeste o ar seco ganha força.

Nesta quarta-feira (12), o sol aparece com força, faz bastante calor e não chove na Bahia, leste do Piauí, centro-sul do Ceará e áreas de agreste e sertão. Na faixa litorânea entre Salvador e Natal a chuva acontece de forma moderada a qualquer hora do dia.      

O calor e a alta umidade do ar e a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudam a espalhar nuvens carregadas sobre o Maranhão, norte do Piauí e toda a costa do Ceará. Nestas áreas, a quantidade nuvens é maior e pode chover a qualquer hora dia intercalando com alguns períodos de sol.

ZCIT - Zona de Convergência Intertropical

A chuva no Ceará está associada também com a proximidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre no Ceará e em outros estados do Nordeste no durante o ano. No decorrer desta semana, as áreas de instabilidade da ZCIT vão continuar mais ativas sobre a costa norte do Nordeste.

Chuva intensa no sul da Bahia

Choveu forte com volumes expressivos para um período de 24h no sul da Bahia. Dados do Inmet -Instituto Nacional de Meteorologia, mostram que no período entre 15h do dia 10/12 e 15h do 11/12, foram acumulados volumes de chuva acima de 50 milímetros em algumas localidades. Em Maraú, 95,2 milímetros, Piatã acumulou 60,4 e Ilhéus 51,2 milímetros. Porto Seguro, no memso período registrou 30,8 milímetros. 

Foto: Climatempo
Foto: João castro - Livramento de Nossa Senhora - BA
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade