0

Incaper disponibiliza publicação sobre Café Conilon

Livro reúne acervo de conhecimentos, tecnologias e experiências de mais de 30 anos de pesquisas

21 mai 2020
12h12
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A cafeicultura é uma atividade econômica e social muito relevante para o estado do Espírito Santo, o qual é o segundo maior produtor nacional de cafés e o primeiro de café conilon. Com mais de 70% da safra brasileira dessa espécie, o conilon emprega 220 mil trabalhadores de 78 mil famílias localizadas em 40 mil propriedades de 64 municípios capixabas. 

Desde a década de 1980, o Espírito Santo se tornou referência brasileira e internacional em cafeicultura da espécie de conilon, completando assim uma história de mais de 30 anos de resultados exitosos para o campo, cujos pilares são sustentados principalmente pela pesquisa, ensino, assistência técnica e extensão rural e, óbvio, também pelos produtores do Estado.

Neste contexto, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, para registrar esses resultados que geraram inovações tecnológicas para a cafeicultura brasileira, especialmente do café conilon, publicou o livro "Café Conilon", em uma 2ª Edição, atualizada e ampliada nos formatos impresso e eletrônico para download, e, também no idioma inglês, para download e no formato "Eletronic Publication" - ePub que, ao longo de anos se tornou padrão de livros e textos digitais, especialmente para dispositivos móveis devido à sua característica de adequação a qualquer tipo de tela.

O livro Café Conilon, que também está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, aborda diferentes áreas e temas relevantes, que incluem desde a origem e história da introdução do conilon no Brasil, assim como aspectos relacionados ao cultivo sustentável, colheita e classificação, fatores econômicos, além de outros temas do Coffea canephora, como a importância do café conilon para o Estado do Espírito Santo.

Foto: Climatempo
Foto divulgação Observatório do Café

Os editores e autores organizaram o conteúdo desse livro em 30 capítulos, procurando combinar de forma cuidadosa e harmônica a teoria e a prática em que foram apresentados e discutidos os conhecimentos, as experiências de campo e as tecnologias geradas e/ou adaptadas por diferentes instituições brasileiras, entre as quais incluem-se instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café. Tais tecnologias e conhecimentos são oriundos dos resultados de pesquisas científicas de campo e laboratório, obtidos, sobretudo, no estado do Espírito Santo.

Em complemento a esses temas relevantes, o livro destaca ainda o zoneamento agroclimático; origem e dispersão geográfica; aspectos fisiológicos; melhoramento genético; autoincompatibidade; biotecnologia; cultivares; jardins clonais, produção de sementes e mudas; manejo da cultura; preparo, manejo e conservação de solo; nutrição; calagem e adubação; plantas daninhas; pragas; doenças; irrigação; sistemas agroflorestais; colheita e pós-colheita; mecanização da colheita; água residuária; qualidade e classificação; industrialização; mercado e comercialização; cafeicultura sustentável; certificação; arranjo institucional; geração, difusão e transferência de tecnologias; e coeficientes técnicos e custo de produção.

Os autores e editores dessa importante publicação, do Incaper, esperam que as novas informações trazidas nos diferentes capítulos contribuam para a evolução da produção sustentável, melhoria da qualidade e agregação de valor ao produto final, mais competitividade da cultura e melhoria da qualidade de vida, especialmente dos cafeicultores, seus familiares, e de todos os envolvidos nos diversos segmentos da cadeia produtiva do café conilon.

Não perca o episódio do Agrotalk! 

O Agro está na internet e as mídias sociais se tornarão a conexão entre a cidade e o campo. A publicitária especialista em Agro, Michely Santana traz uma análise do papel do marketing digital neste segmento. O podcast está disponível para você ouvir nas plataformas Deezer, Spotify, Connect da Apple e no Youtube Climatempo.  para ouvir:  https://ampl.ink/aKOLw 

Foto: Climatempo

Veja também:

Previsão Brasil - Ar frio predomina no centro-sul do país
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade