PUBLICIDADE

Grande SP tem dia de inverno com sensação de frio

Ventos marítimos sopram constantes e umidade fica elevada em todo o estado de São Paulo. Ainda há alerta para chuva forte em parte do interior e do litoral.

8 nov 2018 - 05h22
Compartilhar
Exibir comentários

A quinta-feira terá cara de inverno na cidade de São Paulo. Os ventos marítimos se intensificaram sobre o estado, após a recente passagem de uma frente fria. O dia promete muita umidade, chuva e temperaturas baixas por várias áreas paulistas, incluindo a região metropolitana e o litoral. 

Sensação de frio aumenta na Grande SP

O vento marítimo sopra constante sobre a Grande São Paulo nesta quinta-feira (8) e espalha muita umidade e ar frio. "Esses ventos são de uma grande massa polar que está no oceano, forte para esta época do ano. A quinta-feira vai lembrar um dia inverno e não de primavera", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

O predomínio é céu nublado e a chuva acontece na maior parte do dia. Hoje, a instabilidade enfraquece um pouco, por isso a previsão é de chuva moderada para a região metropolitana. A temperatura fica perto dos 19°C, porém o vento persistente e moderado, aumenta a sensação de frio para quem está nas ruas. 

Foto: Climatempo
Foto: Angela Ruiz. São Paulo/SP.
 

Litoral chuvoso 

Assim como a Grande São Paulo, o litoral permanece com o céu encoberto e a chuva é frequente. A região recebe diretamente o vento frio e úmido do oceano. Os volumes já foram elevados nas últimas 24 horas e nesta quintahá risco de chuva forte especialmente no litoral norte paulista. 

Alerta para temporais no norte de São Paulo

A umidade continua muito elevada também pelo interior de São Paulo e as áreas de instabilidade novamente vão crescer no decorrer desta quinta-feira. Chove várias vezes e há alerta para temporais especialmente no norte paulista. As pancadas de chuva no centro e leste do estado, deverão variar entre fraca a moderada intensidade. Apenas na divisa com o Paraná, a chance de chuva é baixa. Até o interior de São Paulo, vai sentir a entrada do vento frio de origem polar e juntamente com o excesso de nuvens, as temperaturas não conseguem subir muito hoje.

Está tudo certo para um mês de novembro?

As frentes frias que passaram por São Paulo em outubro e agora neste mês de novembro, trouxeram massas polar fortes para esta época do ano e por isso, não tem dado tempo de esquentar. Essa nova massa polar tem força muito acima do normal para novembro. 

"As frentes frias (e suas massas de ar frio) podem passar pela costa do Sul e do Sudeste em qualquer época do ano. Mas em geral, as massas frias de outubro e de novembro já não são tão fortes", explica Pegorim. 

As áreas de instabilidade tendem a enfraquecer durante o fim de semana, quando o sol deve aparecer mais forte e o calor retorna em todo o estado. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade