PUBLICIDADE

Climatempo

Grande SP pode voltar a ter chuva forte nesta terça-feira

Risco de alagamentos e deslizamentos de terra permanece alto em toda região metropolitana

11 mar 2019 - 17h13
(atualizado em 12/3/2019 às 10h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A Grande São Paulo continua com muita umidade, após o deslocamento de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão atmosférica pelo mar, ao largo do litoral paulista. Os dois sistemas avançaram lentamente e foram os responsáveis pela formação de nuvens muito carregadas, que despejaram chuva extremamente volumosa na noite de domingo (10) e na madrugada desta segunda-feira (11) sobre a capital paulista e região metropolitana de São Paulo. 

Chuva pode volta forte na tarde de terça 

A terça-feira (12) volta a ter sol e a tendência é de tempo mais aberto, com temperaturas em elevação. Com o aquecimento e alta umidade do ar, as nuvens de chuva voltam a se formar no período da tarde. 

"Amanhã, há previsão de novas pancadas de chuva, que poderão ser fortes e cair em diversos bairros da capital e sobre a região metropolitana, mas a chuva não deve ser tão intensa e volumosa como aconteceu na noite de domingo", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. A expectativa é de pancadas de chuva com duração menor, embora venha em forma de temporais. "É importante ressaltar que os rios e córregos estão muito cheio e o solo saturado, por isso, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra permanece alto", alerta a meteorologista.  A mesma situação vale para o litoral paulista, que também recebeu chuva muito volumosa. 

Foto: Climatempo
Foto: Melissa. São Paulo/SP.
 

Semana continua em alerta 

A chuva volumosa de domingo deixou 11 mortos na Grande São Paulo, vítimas de deslizamentos de terra e afogamento, de acordo com informações recentes da Defesa Civil.  A semana ainda será de alerta para temporais e risco de novos transtornos. Os temporais poderão se repetir no período da tarde e noite, na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14). A chuva ainda promete ser abrangente e volumosa na sexta-feira (15).   

Quando os temporais vão diminuir na Grande SP? 

Mais duas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo até o dia 20 de março, mantendo as condições para a formação de nuvens pesadas. Os temporais vão continuar frequentes até o final de verão. Ao longo da segunda quinzena de março, as pancadas de chuva ainda vão acontecer, porém com menor frequência e menos violentas e volumosas, afirmam os meteorologistas.  

Foto: Climatempo
   Foto: Janaína. Região do Cambuci, zona sul da capital, amanheceu a segunda-feira alagada. 

Acompanhe a previsão em áudio:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade