PUBLICIDADE

Grande SP esquenta e há chance de chuva rápida

Após passagem de frente fria, hoje as temperaturas sobem. A capital pode ter a tarde mais quente do inverno.

23 ago 2018 - 05h21
Compartilhar
Exibir comentários

A umidade ainda está elevada em parte do estado de São Paulo, após a recente passagem de uma frente fria pelo mar e da chegada de áreas de instabilidade. A mudança no tempo foi passageira, trazendo um pouco de chuva para o litoral, leste, sul e a região de Presidente Prudente, no oeste do estado. Algumas áreas ainda têm chuva na madrugada e no período da manhã, inclusive a capital. 

Nesta quinta-feira (23), as temperaturas entram em elevação e há chance de algumas pancadas de chuva no período da tarde. A capital fica quente de novo e pode ter a tarde mais quente deste inverno. 

Grande SP pode ter chuva rápida 

A tendência é de aberturas de sol na Grande São Paulo, o que vai ajudar a esquentar. A máxima prevista hoje na capital fica perto dos 29°C e há possibilidade desta tarde ser a mais quente do inverno até agora. O recorde atual é de 29,2°C registrado no dia 29 de julho.

Justamente a combinação da elevação da temperatura com a umidade ainda disponível na atmosfera, ajuda a formar nuvens e há chance de rápidas pancadas de chuva entre o meio e o fim da tarde. Apesar da previsão de chuva, é importante ressaltar que será uma chuva localizada, que pode acontecer somente em alguns bairros da região metropolitana. 

Pancadas de chuva no sul e leste do estado  

A mesma situação deve ocorrer em municípios do sul e leste do estado de São Paulo, incluindo o litoral e o Vale do Paraíba. O aquecimento pode resultar em rápidas pancadas de chuva, de forma pontual, a partir da tarde. 

A chuva no oeste paulista ainda acontece no período da manhã, mas o sol volta a predominar à tarde. 

Já a parte central e todo o norte e noroeste do estado, ficam mais secos e quentes durante esta quinta-feira. O sol brilha forte, faz calor e a umidade do ar entra em queda, com valores próximos ou até abaixo dos 20% nas horas mais quentes da tarde. Não há previsão de chuva nestas áreas. 

Foto: Climatempo
Foto: Santos Albuquerque. São Paulo/SP.

Outras mudanças vem por aí 

A sexta-feira (24) promete ser ainda mais quente, com a temperatura máxima passando dos 30°C. Se confirmada essa tendência, mais uma vez um recorde de calor neste inverno será estabelecido. O estado de São Paulo estará em pré-frontal. 

Uma nova frente fria está prevista para chegar no sábado (25) entrando com força e provocando temporais. A meteorologista Josélia Pegorim avisa a população para se preparar para outro choque térmico. "O sábado até vai ser abafado e quentinho, mas o domingo será gelado!"

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade