PUBLICIDADE

Climatempo

Grande BH ainda pode ter chuva forte nos próximos dias

Ar quente e úmido e a circulação dos ventos sobre o Sudeste geram nuvens carregadas sobre quase todo o estado de MG.

30 out 2019 - 18h18
Compartilhar
Exibir comentários

Ainda há risco de chuva forte nos próximos dias na região da Grande Belo Horizonte e também na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro no Alto Paranaíba. 

A presença de ar quente e úmido e a circulação dos ventos sobre a Região Sudeste estimulam a formação de nuvens carregadas sobre estas regiões pelo menos até a próxima segunda-feira, 4 de novembro. No fim de semana, também pode chover em alguns locais do oeste de Minas Gerais próximos do Distrito Federal.

Em todos estes dias, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, junto com raios e rajadas de vento moderadas a fortes, entre 50 km/h e 70 km/h. Há risco de chuva moderada a forte.

O sol forte e o tempo seco predominam nos próximos dias no Noroeste Mineiro, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce.

Faz calor em todas regiões de Minas Gerais. A temperatura passa um pouco dos 30°C em Belo Horizonte e se aproxima dos 40°C o Noroeste do estado de Minas.

Foto: Climatempo

Foto de Flavio, Belo Horizonte (MG)

Quanto choveu em BH em 29/10/2019?

Após o temporal da terça-feira, dia 29, a chuva de outubro em Belo Horizonte atingiu quase 70% da média normal para o mês. O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 42,9 mm em 24 horas, entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de outubro. Há meses não chovia tanto assim na capital mineira. Esta foi a chuva mais volumosa desde meados de fevereiro, quando choveu 44,9 mm entre os dias 13 e 14 daquele mês

O total de chuva em outubro em Belo Horizonte subiu para 71,1 mm, que representam 68% da média de chuva para outubro na cidade, que é de aproximadamente 105 mm.

O volume de água que caiu sobre Belo Horizonte entre os dias 29 e 30 de outubro foi o terceiro maior em 24 horas de 2019.

Veja a quantidade de chuva registrada pelo INMET em vários locais de Belo Horizonte, entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30/10/2019:

Belo Horizonte (Cercadinho): 50,2 mm

Pampulha: 44,8 mm

Belo Horizonte (Santo Agostinho): 42,9 mm

Confira algumas imagens da chuvarada sobre a Grande Belo Horizonte na tarde e noite de 29/10/2010. A chuva intensa fez com que córregos transbordassem e algumas ruas da capital mineira viraram rios. Os vídeos são de Sonia Campolina.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade