PUBLICIDADE

Climatempo

Frio provoca geada e novos recordes no Sul do BR

Veja as fotos da geada forte ocorrida no Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim que transformou a paisagem nesta manhã de quinta-feira

13 mai 2021 - 10h46
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme previsto pela Climatempo, o ar polar que entrou no Sul do Brasil derrubou a temperatura. O amanhecer foi gelado com novos recordes de frio registrados nas estações e ocorrência de geada em várias áreas amplas da serra gaúcha e catarinense.

Recorde de frio em Porto Alegre

Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura mínima em Porto Alegre nesta quinta-feira, 13 de maio, foi de 8,1°C, em medida feita na estação meteorológica convencional. O recorde anterior era de 9,7°C, em 7 de maio.  

Recorde de frio em Florianópolis

Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura mínima em Florianópolis nesta quinta-feira, 13 de maio, foi de 10,8°C, em medição feita pela estação automática. Esse valor foi registrado às 06h e depois disso a estação parou de emitir dados. É preciso confirmar se não caiu mais às 07h. O recorde anterior era de 11,7°C, em 7 de maio.

Imagens: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online 

Geada forte registrada em São Joaquim

O Amanhecer congelante no Vale do Caminhos da Neve, situado a 3km do centro de São Joaquim (SC), trouxe algo a mais do que apenas o frio intenso e belas paisagens invernais, mesmo estando diante do outono.

Foto: Climatempo

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Com uma dose de criatividade e bom humor o jornalista da Agência São Joaquim Online Mycchel Legnaghi recriou a versão 2021 do Geanildo, o simpático Boneco de Geada que ficou famoso em todo o Brasil após uma série de divulgações na imprensa nacional sintetizando toda a potencialidade do frio na serra catarinense.

Foto: Climatempo

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Imagens: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

Além do Geanildo, toda a imensidão do Vale do Caminhos da Neve ficou recoberta por uma considerável camada de gelo, os animais tiveram dificuldade para pastar, a superfície da água congelou e era possível raspar todo o gelo do capô dos automóveis e na relva.

Foto: Climatempo

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

A menor temperatura deste amanhecer de 13 de maio de 2021 foi registrada justamente no Vale do Caminhos da Neve com a temperatura na casa dos -4.2ºC de acordo com Estação Hugen/Wurderground.

Já se somam 27 dias com geada e 8 dias com marcas negativas no Estado de Santa Catarina. Veja as temperaturas mínimas registradas em estações oficiais e particulares:

As mínimas:

-4,2 S.Joaquim/G.Hugen

-3,9 Urupema**

-2,8 Urubici*

-0,6 B.Jardim**

0,4 Vargem Bonita*

0,7 Painel**

2,3 Campo Alegre/DSoares

2,5 Joinville/serra/DSoares

3,0 Rio Rufino**

3,1 Itaiópolis**

3,4 Rancho Queimado/Inmet

3,6 São Bento do Sul**

3,8 L.Régis*

3,9 Lages**

3,9 Água Doce/Dsoares

4,4 Monte Castelo**

4,5 Iporã do Oeste/Jean W. Thums

4,6 Vidal Ramos/C.G.

4,7 Rio Negrinho/Inmet

4,7 Mafra**

4,7 Papanduva**

8,3 Florianópolis**

*Fernando Keiser

**Epagri

Estações padronizadas (governo e particulares) - dados compilados por Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade