PUBLICIDADE

Climatempo

Frio perto de 0°C, calor e chuva no Centro-Oeste 

Mato Grosso do Sul tem risco de geada. Goiás e região de Brasília podem ter chuva nos próximos dias.

3 ago 2019 - 21h31
Compartilhar
Exibir comentários

Frio perto de 0°C, chuva, ar muito seco e calor são observados ao mesmo tempo no Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias. O ar frio de origem polar atua com força em Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de Mato Grosso e deixa a temperatura muito baixa. As áreas de instabilidade da frente fria, que trouxe o ar gelado para estes estados, se espalham sobre Goiás e sobre o  Distrito Federal que podem ter chuva atípica para esta época do ano.

A temperatura no sábado, 3 de agosto, chegou a 2,0°C em Amambai, no sul de Mato Grosso do Sul, 8,2°C em Capina Verde, no sul de Mato Grosso, e as 36,3°C em Porangatu, no norte de Goiás. Brasília teve recorde de calor para o inverno.

Foto: Climatempo

Massas de ar frio, úmido e quente influenciam o Centro-Oeste em 3/8/19

Frio bate recorde em Campo Grande

A tarde de 3 de agosto foi a mais fria deste ano, até agora, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,4°C de temperatura máxima. O recorde anterior de menor temperatura máxima de 2019 era de 16,0°C, registrado em 6 de julho, quando outra forte onda de frio passou sobre o Brasil.

Possibilidade de geada em MS

O frio de origem polar ainda atua com força sobre o Mato Grosso do Sul neste domingo e mantém a temperatura baixa no estado. O sul do estado ainda tem temperatura perto de 0°C ao amanhecer deste domingo e há condições para geada

Faz frio em todo estado e o sol aparece entre muitas nuvens na maioria das áreas do estado.

As madrugadas em Mato Grosso do Sul continuam frias até a terça-feira, 6 de agosto.

Frio em Mato Grosso

O centro-oeste e o sul de Mato Grosso continuam frios neste domingo, 4 de agosto, e várias áreas voltam a registrar temperatura abaixo dos 10°C. A tarde é amane, inclusive em Cuiabá, mesmo com a presença do sol.

A nebulosidade se espalha pelo leste do estado, mas não provoca chuva. O norte de Mato Grosso continua quente, mesmo com a presença de ventos frescos.

Foto: Climatempo

Foto de Daniel Lira, Goiânia (GO)

Chuva fora de época em GO e no DF

A forte frente fria que avançou sobre o Brasil neste início de agosto deixa áreas de instabilidade espalhadas sobre Goiás e sobre o Distrito Federal nos próximos dias. Até a segunda-feira, 5 de agosto, a umidade no ar fica muito acima do normal para esta época, muitas nuvens se formam e há condições para chuva.  Pode chover na região de Goiânia e de Brasília.

Por ser um mês de seca, as médias de chuva para agosto em Goiás e no Distrito Federal, em geral, não passam de 25 mm. Por isso, a chuva que ocorrer nos dias 4 e 5 de agosto podem ser consideradas atípicas, pouco comuns.

Tarde mais quente do inverno em Brasília

A tarde de 3 de agosto foi a mais quente em Brasília neste inverno até agora. Às 15 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 29,7°C de temperatura na capital federal. Esta temperatura foi medida às 15 horas, mas poderá aumentar um pouco na nova leitura que o INMET fará às 21 horas. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade