PUBLICIDADE

Frio intenso causa geada forte no Rio Grande do Sul

Último fim de semana do outono será gelado no Sul do Brasil. Pode gear nos três estados. Porto Alegre também pode registrar geada.

15 jun 2018 - 12h22
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas áreas do estado do Rio Grande do Sul amanheceram esta sexta-feira, 15 de junho,literalmente congeladas por causa da geada ampla e forte. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas mínimas ficaram abaixo dos 5,0°C em praticamente todo estado. Em São José dos Ausentes, a mínima foi de 1,1°C negativos e foi a menor temperatura no Brasil no dia 15 de junho.

Por causa do frio intenso, a geada foi forte em muitas áreas gaúchas. Geou na região de Porto Alegre, onde a temperatura mínima foi de 5,4°C. Havia expectativa de novo recorde de frio na capital gaúcha, mas que não se confirmou. A menor temperatura deste ano ainda é de 5,0°C, no dia 25 de maio.

A tabela mostra os locais onde o INMET possui medição meteorológica convencional (feita por uma pessoa) e que houve ocorrência de geada. Porém, pelas temperaturas muito baixas medidas por estações automáticas, é possível afirmar que houve formação de geada generalizada sobre o Rio Grande do Sul.

Município

T mínima (°C)

Intensidade

São Luiz Gonzaga

2,2

fraca

Bom Jesus

-1,0

forte

Uruguaiana

-0,9

forte

Santa Maria

1,2

forte

Cambará do Sul

0,4

fraca

Encruzilhada do Sul

1,2

forte

Porto Alegre

5,4

fraca

Bagé

0,9

forte

Pelotas

4,0

fraca

Nebulosidade elevou a temperatura em SC e no PR

As áreas de instabilidade que avançaram sobre o Sul do Brasil espalharam grande quantidade de nuvens sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Isto evitou o resfriamento ainda mais intenso do ar na madrugada desta sexta-feira e por isso a temperatura subiu em relação do dia anterior.

Fez bastante frio, mas com temperaturas menos baixas do que no dia 14 de junho. Nesta sexta-feira, a menor temperatura em Santa Catarina foi de 0,0°C em Abdon Batista, segundo o Epagri-Ciram. No Paraná, a menor temperatura foi 4,3°C, em Clevelândia.

Fim de semana gelado no Sul

O último fim de semana do outono de 2018 será bastante frio no Sul do Brasil. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 7h07. Para o sábado, há previsão de geada em todo o Rio Grande do Sul, no sul, centro e oeste de Santa Catarina e no sul/sudoeste do Paraná.

Pode chover no sábado no centro-leste do Paraná. O Vale do Itajaí pode ter chuva na madrugada e manhã. No domingo só deve garoar no leste do Paraná.

Nas capitais, um novo recorde de frio poderá ser observado em Porto Alegre e pode gear novamente. Florianópolis tem um fim de semana frio, com muitas nuvens no sábado e maiores períodos com sol no domingo. Já para Curitiba, a previsão é de céu nublado e chuva fraca. A falta de sol e o excesso de umidade vão aumentar a sensação de frio.

Foto: Climatempo

Foto de Nilviane Freitas Scheffer, Cruz Alta (RS)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade