PUBLICIDADE

Frio fica abaixo dos 10°C em SP a partir do domingo

Recordes de frio devem ocorrer entre 20 e 23 de maio em todas as regiões do estado de São Paulo. Há risco de geada.

17 mai 2018 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

O estado de São Paulo esquenta nesta sexta-feira, antes da virada no tempo esperada para o fim de semana. O dia pode amanhecer ameno, mas a sensação de calor vai predominar no decorrer do dia.

Todo o estado terá sol e há previsão de algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite, mas que não serão generalizadas. Na Grande São Paulo, a maior possibilidade de chuva é para o fim da tarde.

As pancadas de chuva desta sexta-feira estão associadas com o calor, mas também com a aproximação da grande e forte frente fria que chega ao Sul do Brasil e já provoca tempestades na Região.

Frente fria forte está chegando

No próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, a América do Sul vai experimentar a primeira grande e forte massa de ar frio, de origem polar, tipicamente de outono-inverno. O ar polar deve atingir todos os estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, além de Rondônia, Acre, o centro-sul do Amazonas e, de forma fraca, o sul do Pará, do Tocantins e até o oeste da Bahia.

No estado de São Paulo, esta forte massa de ar frio começa a baixar a temperatura durante a tarde do sábado, 19 de maio, e a noite do sábado já será fria. Mas é no domingo, 20 de maio, que este ar gelado chega realmente com força e faz a temperatura cair muito. O oeste de São Paulo já deve registrar temperaturas em torno dos 10°C.

Vento aumenta a sensação de frio

A passagem desta frente será muito rápida. A chuva ocorre praticamente toda no sábado, 19 de maio, mas pode vir na forma de temporais, com vento forte e até granizo. No domingo, a entrada do ar polar dissipa quase toda a nebulosidade e o sol vai aparecer forte por quase todo o estado, mas a temperatura cai muito.

O sol do domingo não vai dar conta de esquentar o ar polar. A sensação será de frio o dia todo e em todas as regiões paulistas. Além disso, o vento moderado e persistente vai aumentar a sensação do frio no domingo. Será um dia gelado!

Dias gelados e recordes

As noites e o amanhecer da segunda e da terça-feira, 21 e 22 de maio, devem ser com frio mais intenso do que no domingo no estado de São Paulo. Nestes dois dias, a temperatura ao amanhecer deve ficar em torno e abaixo dos 10°C na Grande São Paulo e praticamente todas as áreas do estado de São Paulo. Até mesmo o litoral deve ter temperaturas em torno dos 10°C. Estes dois dias devem ser os mais frios do ano, até agora, na capital paulista e na maioria das regiões paulistas.

Geada

O frio será intenso entre os dias 20 e 23 de maio em todo o estado de São Paulo. O sul do estado e a serra da Mantiqueira devem registrar temperaturas iguais e abaixo de 5,0°C e por isso não se pode descartar a chance de gear. A geada que ocorrer deve ser de fraca intensidade, mas o resfriamento intenso será prejudicial para os bananais do Vale do Ribeira.

Foto: Climatempo

Foto de Maria Lúcia, São Paulo (SP)

Frio abaixo dos 10°C em São Paulo

Na cidade de São Paulo, a temperatura na madrugada e amanhecer da segunda e terça-feira, 21 e 22 de maio, deve ficar abaixo dos 10°C.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 17 de maio, a menor temperatura na cidade de São Paulo foi de 13,8°C, no dia 21 de abril. Este recorde pode ser batido já no domingo, 20 de maio. A última vez que o termômetro atingiu o dígito de 10°C na capital foi em 7 de agosto de 2017, com a marca de 10,3°C. A menor temperatura em 2017 foi de 7,9°C, em 18 e 19 de julho.

Se considerarmos só o mês de maio, a última vez que a temperatura atingiu a marca de  10°C ou menos na cidade de São Paulo foi em 24 de maio de 2016, quando a mínima foi de 9,5°C. Em maio de 2017, a menor temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia em São Paulo foi de 13,4°C.

A previsão feita pela Climatempo é que a temperatura fique abaixo dos 10°C na cidade de São Paulo no amanhecer dos dias 21 e 22 de maio e provavelmente também no dia 23 de maio, quarta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade