PUBLICIDADE

Frio e sol no Sudeste no fim de semana

Temperatura fica abaixo dos 10°C ao amanhecer em muitas áreas e há previsão de geada. São Paulo e Belo Horizonte podem ter recorde de frio.

10 ago 2018 - 15h48
(atualizado às 16h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O ar frio de origem polar tem forte influência sobre a Região Sudeste do Brasil neste fim de semana e causa queda da temperatura em todos os estados. O resfriamento mais intenso será em São Paulo, no Sul de Minas e no extremo sul do Rio de Janeiro, onde as temperatura mínimas devem variar de 0°C a 5,0°C e há condições para geada. A formação de gelo em superfícies pode ocorrer no sul do estado de São Paulo e em muitas áreas da serra da Mantiqueira, que abrange todo o Sul de Minas, a divisa de Minas Gerais com São Paulo e com o sul do Rio de Janeiro. É possível que a temperatura fique abaixo de zero em regiões elevadas, acima de 1000 metros, como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ).  

Possibilidade de recorde de frio em BH e em São Paulo

Neste fim de semana, 10 e 11 de agosto, as capitais São Paulo e Belo Horizonte podem bater o recorde de frio para a 2018. Há chance de recorde no sábado e no domingo.

A previsão é de que a temperatura mínima chegue aos 8,0°C na cidade de São Paulo, tanto no sábado como no domingo. O recorde atual de menor temperatura em 2018 é de 9,1°C, em 13 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia .

Para a Belo Horizonte, a previsão é de que a temperatura ao amanhecer no fim de semana fique entre 9,0°C e 10,0°C. O recorde atual de menor temperatura em 2018 é de 11,2°C, em 21 de maio.

As capitais Rio de Janeiro e Vitória também esfriam, mas não devem registrar recorde. O atual recorde de menor temperatura em Vitória é de 15,4°C em 7 de julho. No Rio de Janeiro, a menor temperatura até agora foi de 10,6°C, em 22 de maio.

Sol e pouca chuva

O fim de semana será ensolarado em quase todo o Sudeste. Pode chover com fraca a moderada intensidade no Espírito Santo. Vitória fica com muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

No sábado, 11, o Noroeste de Minas Gerais, as regiões do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha podem algumas pancadas de chuva, mas não deve chover no domingo. Belo Horizonte tem um fim de semana ensolarado e frio.

No domingo, uma mudança na direção do vento faz a umidade aumentar no leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro. Muitas nuvens se formam, mas não chove. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro ficam ensolaradas no sábado, mas no domingo terão períodos com muitas nuvens.

Foto: Climatempo

Foto de Carmen Nunes, Itirapina, SP

Ar seco

Além de baixar a temperatura, a presença do ar frio de origem polar causa acentuada redução da umidade no ar. O ar fica muito seco em praticamente toda a Região Sudeste no fim de semana do Dia dos Pais.  No estado de São Paulo, no sul e na região serrana do Rio de Janeiro e também no centro-oeste e no sul de Minas Gerais, o nível de umidade no ar deve ficar entre 20% e 30%.

Mar agitado

A passagem de um grande ciclone extratropical pela costa sul do Brasil deixa o mar bastante agitado na costa do Sudeste no fim de semana. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a maior agitação é esperada para o sábado, 11 de agosto. Há risco de ressaca no litoral centro-sul do Rio de Janeiro. A tendência é de diminuição das ondas a partir da tarde do domingo. No Espírito Santo, o mar sobe um pouco durante o domingo, mas não há risco de ressaca.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade