PUBLICIDADE

Climatempo

Frio e chuva forte neste domingo em São Paulo

Uma forte frente fria deve derrubar as temperaturas no estado de São Paulo, principalmente nas faixas central e leste

19 set 2020 - 18h18
Compartilhar
Exibir comentários

Uma forte frente fria se desloca para o estado de São Paulo nesta noite de sábado (19) e provoca pancadas de chuva nas áreas do interior. As instabilidades começaram por volta das 14h 00 (horário local de Brasília) na faixa oeste do estado e também se espalharam para alguns pontos do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, como é o caso da cidade de Guaratinguetá.

Previsão de chuva forte no interior

Depois de vários dias de tempo seco, as instabilidades voltam a ocorrer com a chegada de uma nova frente fria. O sistema vai provocar chuva forte no interior, principalmente no centro e oeste do estado, onde as instabilidades devem atuar entre a tarde e noite.

As pancadas de chuva devem ocorrer de forma generalizada e enquanto isso o céu fica nublado e chove de forma persistente na maior parte do dia na porção central paulista, entre a região de São Carlos, Jaú e até o as áreas próximas de Mococa e São João da Boa Vista. A chuva acontece já no período da manhã com fraca intensidade e deve atuar com moderata a forte intensidade entre a tarde e noite.

Os ventos sopram moderados e as rajadas devem variar entre 30 e 60 km/h, o que pode provocar queda de árvores. Além disso, as descargas atmosféricas que acontecem no momento da chuva também podem ocasionar na falha da distribuição de energia elétrica. As temperaturas ainda devem se aproximar dos 26 e variar em torno dos 28 e 30 °C no norte e oeste paulista. Então há uma redução no calor, já que nos últimos dias o sol forte e a massa de ar seco trabalharam juntos e  fizeram com que os registros nos termômetros marcassem temperaturas próximas dos 36 e 38 °C!

Céu nublado, chuva frequente e frio

No litoral, na capital, nas áreas do Vale do Paraíba, da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira o céu fica nublado, a temperatura cai e chove de forma persistente.

Na faixa litorânea, além da chuva ser persistente, os acumulados ficam elevados e podem acontecer transtornos como alagamentos nos grandes centros urbanos. A visibilidade nas estradas fica reduzida por conta da chuva e assim se tornam perigosos os trajetos dentro da Serra do Mar.

Na capital a chuva acontece com até moderada intensidade e os ventos sopram com moderada a forte intensidade, variando entre 30 entre 65 km/h. Os acumulados na Grande São Paulo devem ficar elevados até o final do dia e por conta da persistência da chuva há potencial para alagamentos nos pontos de baixada. A temperatura fica baixa e a máxima não passa dos 19 °C! Um constraste e tanto depois de vários dias com temperaturas passando dos 30 °C.

No Vale do Paraíba e na Serra da Mantiqueira chove moderado no período da manhã e a temperatura também fica baixa com os ventos frios e  úmidos que sopram do mar, associados à frente fria. As rajadas de vento mais intensas devem alcançar os 40 e 50 km/h no Vale do Paraíba, mas na Serra da Mantiqueira os ventos podem soprar entre 40 e 70 km/h. Além disso, as instabilidades ganham força no final do dia e pancadas de chuva de forte intensidade e muitas descargas atmosféricas devem ocorrer ao longo do domingo. Nestas áreas a temperatura também cai e as máximas devem variar entre 23 °C entre o Vale do Paraíba e o litoral enquanto na Serra da Mantiqueira, ficam próximas dos 18 °C.

Tendência e previsão para os próximos dias

A frente fria deve seguir causando chuva no Sudeste do país e no estado de São Paulo, principalmente nas áreas do Vale do Paraíba, as áreas do litoral norte e também no interior, dentro das áreas mais próximas da divisa com o estado de Minas Gerais. Com o aumento da umidade e a previsão de pancadas de chuva, há uma redução no calor nas áreas do interior, mas na faixa leste do estado, a nebulosidade persiste em boa parte do período que compreende os próximos 5 dias. Assim, as temperaturas sofrem queda acentuada, a sensação deve ser de frio e os acumulados de chuva devem reduzir a secura que aconteceu na primeira quinzena deste mês de setembro.

Foto: Climatempo

Figura: Acumulado de chuva previsto de 19 de setembro a 23 de setembro de 2020 feito a partir do modelo GFS. Os valores foram calculados para o período das 0000 UTC do dia 19 até às 0000Z do dia 24 de setembro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade