2 eventos ao vivo

Frio e ar seco chamam atenção no centro-sul do Brasil

Temperaturas pouco comuns para fevereiro foram observadas em SC, PR, SP e MS

19 fev 2021
07h46
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Foto: Curitiba (PR), por Luiz LP

Temperaturas abaixo dos 10°C não são muito comuns durante o verão na Região Sul do Brasil. Valores próximos de 10°C ou de 12°C também não são comuns em São Paulo ou em Mato Grosso do Sul nesta época do ano. Mas foi isso o que se observou ao amanhecer desta sexta-feira, 19 de fevereiro.

Confira alguns valores de temperatura muito abaixo do comum para o verão nos estados da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

General Carneiro (PR): 6,0°C 

Bom Jardim da Serra (SC): 9.1°C

Caçador(SC): 9.1°C

Inácio Martins (PR):  10.6°C

São Mateus do Sul (PR): 10.7°C

Iguatemi (MS): 12,0°C

Porque a temperatura caiu?

Essas baixas temperatura são provocadas pela presença de uma massa de ar seco de origem polar que vem atuando nos últimos dias sobre a Região Sul do Brasil e avançou também sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mas além de provocar baixas temperaturas, esta massa de ar de origem polar também reduziu bastante os níveis de umidade no ar. Com o ar muito seco, pouca nebulosidade se forma sobre essas áreas e a chance de chuva também fica bastante reduzida.

A falta de nebulosidade durante o período noturno faz com que o ar esfrie mais durante a noite e o amanhecer acaba sendo um pouco frio. Porém, com sol forte o dia todo, a temperatura sobe rapidamente e a tarde é quente, mas não tanto quanto poderia ser em um dia de fevereiro com muito sol.

Por causa da presença desta massa de ar frio de origem polar, níveis de umidade do ar abaixo do normal para o verão foram observados ontem em vários locais do Sul do Brasil e também de Mato Grosso do Sul.

Confira algumas valores de baixa umidade do ar registrados em 18/2/2021 pelo Instituto Nacional de Meteorologia:

Clevelândia (PR): 20%

Angélica (MS): 22%

Ituporanga (SC): 23%

Maringá (PR): 23 %

Ivinhema (MS): 23 %

Jardim (MS): 24%

General Carneiro (PR): 25%

Rio brilhante (MS): 25%

Paranapoema(PR): 25%

Rio do Campo (MS): 26 %

Curitiba (PR): 26 %

Essa massa de ar frio de origem polar ainda vai predominar sobre o Sul do Brasil São Paulo Mato Grosso do Sul até a próxima segunda-feira. 

Veja também:

Previsão Brasil - Temporais no centro-sul do BR
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade