PUBLICIDADE

Frio diminui no Sul do BR nesta sexta, mas ainda pode gear

Ar polar enfraquece, depois de provocar temperatura de quase 7°C negativos em Santa Catarina.

24 mai 2018 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

Frio diminui nos próximos dias

A partir desta sexta-feira, o frio já começa a diminuir na Região Sul, pois o centro (região mais fria do sistema) da forte massa de ar frio vai para o mar. A tendência é de elevação geral da temperatura, mesmo assim, a madrugada da sexta-feira ainda será bastante fria e ainda há chance de temperatura negativa nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. E

A temperatura sobe mais no fim de semana e não há expectativa de geada. A noite e o amanhecer ainda serão frios no Sul do Brasil no último fim de semana de maio, mas não gelados como foi esta semana. As tardes ficam agradáveis, até com sensação de um pouco de calor, especialmente no interior do Paraná.

Geada

Para esta sexta-feira, a tendência já é de elevação da temperatura, mas a madrugada ainda será bastante fria. Ainda há previsão de geada, mas especialmente para as áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Quase 7°C negativos em Santa Catarina

Como estava previsto, o Sul do Brasil esfriou mais nesta quinta-feira, 24 de maio. O centro (região mais fria) de uma forte massa de ar frio, de origem polar, avançou sobre o Rio Grande do Sul. A temperatura caiu mais em todo o Sul do Brasil e mais áreas da Região registraram marcas abaixo de 0°C. Os três estados tiveram temperaturas negativas. A menor marca chegou a 6,6°C abaixo de zero em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, pela medição do Epagri-Ciram. Esta foi a menor temperatura registrada no Brasil em 2018, até agora, por órgãos oficiais e confiáveis.

No Paraná, a menor temperatura foi de 1,4°C negativos, em General Carneiro, no sul do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia . No Rio Grande do Sul, o Epagri-Ciram registrou 2,6°C negativos na região de Vacaria.

No dia 24 de maio ocorreram 20 registros de temperatura abaixo de zero, considerando as medições do INMET e do Epagri-Ciram.

O INMET registrou -5,1°C na parte mais elevada do parque nacional do Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, em um posto de medição meteorológica localizado a pouco menos de 2500 metros de altitude. Esta região é visitada eventualmente apenas por montanhistas e não é habitada regularmente.

Geada foi forte no RS

A geada ocorreu em maior quantidade e com maior intensidade sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, 24 de maio, como já vinha sendo esperado. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou geada forte no Rio Grande do Sul. Porém, diante das baixíssimas temperaturas observadas ao amanhecer de 24 de maio, o fenômeno certamente ocorreu em muitas mais áreas deste estado, pelo interior centro-oeste e sul de Santa Catarina e pelo sul do Paraná, mas não se tem notícias e imagens de todos os locais.

Foto: Climatempo

Geada no Sul do BR em 24/5/18 (INMET)

Confira as belas imagens do amanhecer gelado na região de São Joaquim, na serra catarinense, onde a temperatura mínima foi de -2,8°C, segundo o Epagri-Ciram.

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghim/ São Joaquim Online, São Joaquim (SC), 24/5/18

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghim/ São Joaquim Online, São Joaquim (SC), 24/5/18

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghim/ São Joaquim Online, São Joaquim (SC), 24/5/18

Foto: Climatempo

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghim/ São Joaquim Online, São Joaquim (SC), 24/5/18

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade