PUBLICIDADE

Climatempo

Frio aumenta no Sul. Calor predomina no Sudeste e Centro-Oeste

Ar frio polar avança sobre MS, MT e chega ao AC e RO. Saiba como uma frente fria começa a mudar o tempo

6 mai 2021 - 07h15
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Vilhena (RO), por Weslen Xavier Reis

#fotografeotempo e compartilhe com a Climatempo como está o tempo na sua cidade! Envie sua foto.

Nebulosidade sobre o Brasil

As áreas de instabilidade de uma frente fria espalham bastante nebulosidade por quase toda a Região Sul do Brasil. Nesta quinta-feira, 6 de maio, essa frente fria começa a aumentar a nebulosidade sobre São Paulo.

O ar frio de origem polar associado com essa frente fria está se espalhando sobre a Região Sul e também chega nas áreas de fronteira do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai.

O ar seco ainda predomina sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do país e sobre o sul do Tocantins dificultando a formação de nuvens nestas áreas.

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte e o Nordeste do Brasil e muitas nuvens carregadas crescem nessas regiões provocando fortes pancadas de chuva.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 6/5/2021 - quinta-feira

A umidade aumenta e a temperatura cai durante esta quinta-feira em todos os estados da Região Sul do Brasil. O sol ainda aparece forte e faz calor apenas no norte do Paraná. Em todas as outras áreas da Região Sul, essa quinta-feira será com bastante nebulosidade. Há condições para chuva no sul e leste do do Paraná, inclusive em Curitiba, em todo o estado de Santa Catarina e também no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. O tempo fica chuvoso na maior parte do dia no litoral catarinense, inclusive na região de Florianópolis.

Praticamente todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país passam esta quinta-feira com bastante sol, baixa umidade no ar e temperaturas altas durante a tarde. São Paulo poderá ter uma das tardes mais quentes para um dia de maio em 11 anos. 

Mas a chegada de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva a partir do fim da tarde nas regiões paulistas do litoral sul, do Vale do Ribeira e na Baixada Santista. A nebulosidade aumenta na Grande São Paulo e pode chuviscar à noite.

No Centro-Oeste, a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai tem um dia nublado e frio podendo garoar várias vezes. Muitas nuvens se formam nas áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso com a Bolívia, mas não há expectativa de chuva. As áreas de divisa de Mato Grosso com o Amazonas e o Pará podem ter algumas pancadas de chuva.

Em quase toda a Região Nordeste do Brasil, esta quinta-feira será um dia com muitas nuvens, com tempo instável, com várias pancadas de chuva. Há risco de raios no Maranhão, no Piauí, Ceará, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Na faixa litorânea desde o Natal até o sul da Bahia ocorrem várias pancadas de chuva, mas que não devem ter raios. O tempo fica seco na chapada Diamantina, no Planalto da Conquista e  nas áreas de sertão da Bahia, de Alagoas e de Sergipe.

Já nos estados da Região Norte, a previsão é de várias pancadas de chuva com raios ao longo do dia, com alguns períodos de sol. Todas as capitais podem ter pancadas de chuva. O tempo fica seco no sul do Tocantins, onde o sol aparece forte. No sul de Rondônia, muitas nuvens se formam mas não deve chover.

O vento frio de origem polar chega ao sul e oeste de Rondônia e ao sul do Acre causando uma ligeira queda da temperatura.

Alertas meteorológicos para 6/5/2021

Para esta quinta-feira, há  alerta para temporais no sul e leste de Santa Catarina, incluindo Vale do Itajaí, nas áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Alerta para temporais no oeste do Rio Grande do Norte e no centro-norte do Ceará, incluindo a região de Fortaleza e de Quixeramobim.

Alerta para mar agitado no Rio Grande do Sul.

Atenção para fortes rajadas entre 60 e 80 km/h no leste de Santa Catarina do Paraná e no sul de São Paulo

Rajadas de vento moderadas podem ocorrer sobre o Mato Grosso do Sul e também São Paulo

Atenção para chuva moderada a forte e raios no Planalto gaúcho e no litoral Norte do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul de Santa Catarina e também no leste do Paraná, incluindo Curitiba.

Atenção para chuva moderada forte com raios no Acre, no sul e oeste do Amazonas, no centro-norte de Roraima, incluindo Boa Vista, no Amapá no nordeste do Pará, incluindo Belém, no centro-norte e oeste do Maranhão, centro-norte do Piauí, no sertão do Ceará e da Paraíba.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade